Nesta terça-feira (20), o prefeito Alexandre Kireeff e a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Ignês Dequech, receberam os projetos complementares para a ampliação de três terminais urbanos que integram o sistema Superbus. São eles: Ouro Verde, Acapulco e Vivi Xavier.
Os projetos relacionados à parte de prevenção a incêndio, hidráulica, estrutura metálica e a cobertura dos terminais foram coordenados pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e doados ao Município, sendo que viabilizaram a execução dos projetos, os projetistas do quadro de associados do CEAL.
O prefeito comentou que essa é mais uma etapa realizada do programa, que deve receber os projetos finais do pavimento dos eixos principais do SuperBus, assim como do viaduto da Avenida Dez de Dezembro em breve. Além disso, até meados de 2017, os novos 179 pontos de ônibus devem ser finalizados. Até o momento, 15 abrigos já foram instalados, sendo 10 simples e cinco duplos. Todos terão painel eletrônico com trajeto e horário da chegada dos veículos ao ponto.
Leia mais:
Murilo Benício grava cenas para filme sobre assalto ao Banestado em Londrina
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Kireeff ressaltou que a previsão da finalização do SuperBus é 2019, mas são etapas que se sucedem. "É um processo de melhoria e modernização do nosso sistema, tornando a mobilidade urbana atrativa e competitiva em relação ao transporte individual. Quem entrar em um veículo SuperBus vai perceber que o nível de conforto e de qualidade no deslocamento é superior a imensa maioria dos veículos individuais", destacou.
O presidente do CEAL, José Fernando Garla, explicou que o desenvolvimento arquitetônico e de engenharia dos terminais levou em consideração pontos como a sustentabilidade ambiental do sistema e a modernização dos locais. "Tínhamos certeza da grandiosidade do projeto SuperBus e que Londrina realmente teria que ter projetos de qualidade. Pensando desta forma, os projetos foram desenvolvidos visando a captação de água pluvial para o sistema de limpeza e incêndio e a estrutura metálica já está adaptada para receber placas coletoras para energia solar no futuro. É um projeto inovador e diferenciado, tanto que recebeu prêmio na Alemanha", disse.
Segundo Garla, os projetos já foram analisados pelos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e estão prontos para a execução. Se a Prefeitura tivesse que contratar esses serviços, mediante licitação, o custo estimado seria em torno de R$ 120 mil reais.
Terminais - Os novos terminais permitirão ampliação dos espaços para a chegada e partida dos ônibus. De acordo com o diretor de projetos do IPPUL, Humberto Carneiro Leal, no Terminal Acapulco serão construídas três novas baias para os veículos articulados, o que representa o tamanho para seis baias de ônibus convencionais. Ele segue os padrões do Terminal da Região Oeste.
O Terminal do Ouro Verde deverá dobrar o número de baias para os veículos, sendo 10 ampliadas. O Terminal do Vivi Xavier vai de oito baias para 15, chegando a sua capacidade máxima. Todos começarão a funcionar com sistema especial para a captação de água das chuvas, bicicletários, vestiários femininos e masculinos para o público e para os funcionários administrativos, motoristas e cobradores, além de espaço específico para bilheteria e serviços.
Segundo o assessor para assuntos estratégicos da Prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas, todos os projetos inerentes ao SuperBus requereram muito estudo e pesquisa para se chegar ao ponto em que o município se encontra. Ao todo, sete secretarias municipais estão diretamente envolvidas no desenvolvimento e execução das ações do programa de mobilidade urbana.
Geirinhas disse que a tentativa do SuperBus é garantir a qualidade do serviço para atrair novos usuários desse modal. "Isso começa com atendimento bom para os passageiros e ônibus mais confortáveis. A licitação deve ser feita nos próximos meses e estamos em fase final do projeto do viaduto da Avenida Dez de Dezembro, que deve ser licitado em breve e o projeto estrutural das ruas, que somam 46 quilômetros que serão reformados. Esse é um projeto extremamente importante para a mobilidade urbana de Londrina, que o prefeito Alexandre Kireeff deixa para a posteridade", finalizou.
A execução dos projetos dos terminais apresentados hoje foram desenvolvidos com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon Norte), Grande Londrina e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol).
O próximo passo agora é a licitação para a execução das obras de ampliação dos terminais. A expectativa é que ela seja aberta nos próximos 90 dias. Até que as obras sejam finalizadas deve-se levar cerca de um ano. Na ocasião, a presidente do Ippul, Ignes Dequech Alvares, assinou o termo de doação unilateral, juntamente com o presidente do CEAL, José Fernando Garla.