Londrina

Irmã Elvira relembra sua vida religiosa em Londrina em sessão da Câmara

19 abr 2017 às 14:37

Por iniciativa do vereador Prof. Rony, a Irmã Elvira Maria Perides Lawand vai participar da sessão desta quinta-feira (20), da Câmara Municipal de Londrina, para falar sobre sua atuação junto à comunidade de Londrina e seus novos projetos profissionais. Será às 17 horas, no Período dos Convidados.

Após 35 anos, a religiosa despede-se de Londrina para assumir a função de Assistente da União das Mães de Schoenstatt, sediada na cidade de São Paulo. Trata-se de uma comunidade da Obra de Schoenstatt com várias células nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.


"A Irmã Elvira Maria realizou ações importantes voltadas à comunidade londrinense. Ela engrandeceu o mercado técnico de enfermagem ao contribuir na formação de profissionais extremamente capacitados, através do Centro de Educação Profissional da Santa Casa. Londrina sempre será grata à Irmã", afirmou o vereador Prof. Rony.


Foi também por iniciativa do parlamentar que a Irmã Elvira Maria recebeu, em 5 de novembro de 2012, o título de Cidadã Honorária concedido pelo Legislativo Municipal.


Em Londrina, a Irmã Elvira Maria era diretora do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis, escola técnica de saúde pertencente à Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal). Em seu lugar, foi designada a Irmã Fernanda Maria Vieira, proveniente de Belo Horizonte (MG) e Fisioterapeuta por formação.


Ela atuava na coordenação dos romeiros em visita ao santuário de Schoenstatt, em Atibaia (SP), onde está localizada a casa provincial da Irmãs de Maria de Schoenstatt, da Província Schoenstatt Tabor.


História


Natural de São Paulo (SP), Elvira Maria Perides Lawand tornou-se Irmã de Maria de Schoenstatt, em 1980. Ela chegou em Londrina em 1982 para atuar no Colégio Mãe de Deus. Ingressou na Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal), no dia 6 de agosto de 1986.


No mesmo ano, graduou-se em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Foi a primeira aluna da turma. Posteriormente, a religiosa tornou-se a primeira enfermeira especializada em terapia nutricional de Londrina.


Durante os 31 anos em que atuou na Iscal, a Irmã Elvira Maria assumiu várias funções na área de Enfermagem, como assistência ao paciente, chefia de setores, supervisão, educação continuada, controle e prevenção de infecção hospitalar, gerência de Enfermagem, coordenação do Centro Cirúrgico, além de atuar simultaneamente em diversas comissões internas.


Em junho de 1997, implantou e coordenou o Comitê de Bioética e Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Iscal (Bioiscal), aprovado pela Comissão Nacional de Pesquisa em Seres Humanos (Conep), vinculado ao Ministério da Saúde.


Entre 1991 e 1995, assumiu pela primeira vez a diretoria do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis, a escola técnica em saúde da Irmandade da Santa Casa de Londrina. Em 15 de agosto de 2001, regressou à direção do Centro de Educação onde permaneceu até ser designada para a nova função, em São Paulo.

Irmã Elvira Maria é integrante do Núcleo de Bioética de Londrina e da Sociedade Brasileira de Bioética, tendo feito parte da diretoria dos dois órgãos em mandatos anteriores. Desde janeiro de 2015 é conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR).


Continue lendo