O prefeito Alexandre Kireeff viajou nesta quarta-feira (19) ao Japão para estreitar as relações entre Londrina e o país oriental. O chefe do Executivo tirou licença de onze dias para fazer a viagem de negócios. No período, a Prefeitura de Londrina vai ser comandada pelo vice-prefeito Guto Bellusci.
A viagem integra um acordo fechado entre o Governo do Estado e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná. Acompanham Kireeff na visita empresários e representante da comunidade japonesa da região. Vereadores de Londrina e deputados paranaenses também vão fazer parte da comitiva.
No Facebook, o prefeito chamou a viagem de "missão diplomática". "O objetivo é fortalecer os laços de amizade entre Londrina e Nishinomiya, nossa cidade irmã, passo fundamental e anterior a qualquer intercâmbio cultural, científico ou empresarial", destacou.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
As conversações, segundo Kireeff, tiveram início há um ano, "quando recebi mais de 20 entidades da comunidade japonesa de Londrina em meu gabinete, logo após a minha posse". "Na ocasião, seus representantes sugeriram que iniciássemos tratativas junto a Nishiynomia", observou.
Ele contou que pretende visitar universidades e empresas, com o objetivo de fomentar projetos entre Londrina e as entidades. "(...) irei proferir palestras apresentando nossa cidade, além de cumprir alguns outros importantes compromissos protocolares. Não vou acompanhado de mais ninguém da prefeitura porque a viagem não é barata e consigo cumprir todas as obrigações individualmente, sem problemas", argumentou.
Realista, Kireeff destacou que não há garantia para o recebimento de investimentos japoneses em Londrina. "Minha expectativa é que, por volta de outubro, possamos sacramentar a manifestação de interesse de empresas da área médica. Não, ainda não é um casamento, mas certamente já passamos do "boa tarde"!", concluiu o prefeito no Facebook.