Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economista de 52 anos

Liderança japonesa recebe cidadania honorária em Londrina

Redação Bonde com CML
07 nov 2013 às 19:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O economista Miyoshi Egashira, tradutor juramentado há 52 anos e liderança atuante da colônia japonesa no norte do Paraná será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Londrina, durante sessão solene nesta sexta-feira (8/11), às 20h. Caberá a Roberto Kanashiro (PSDB) a entrega do título aprovado na Legislatura anterior (2009-2012) que teve como principal proponente o ex-vereador Marcelo Belinati (PP).

Miyoshi Egashira nasceu em Lins (SP) em 23 de novembro de 1934 e mudou-se com a família para Rolândia (PR) em 1943. Em 1947 veio estudar em Londrina, onde também foi auxiliar de oficina mecânica. Concluiu o curso de Economia em Curitiba, foi aprovado em concurso público e nomeado pela Junta Comercial do Paraná como tradutor público juramentado em julho de 1961.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 1965 Miyoshi Egashira concluiu o curso de Especialização em Mercado de Capitais em São Paulo e retornou a Londrina para fundar a Paranacrédito e a Distribuidora Nikkei de Títulos e Documentos. Paralelamente as suas atividades como tradutor, foi sócio da Farmácia Sergipe, do Restaurante San Remo, da LC Cosméticos e da agência de turismo Transtur. Em 1983, a convite do governo do Japão, realizou na cidade de Tóquio um treinamento na área de medicina preventiva e assistência social aos idosos, e de incentivo à divulgação da educação e cultura japonesa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
Risco de tempestades

Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil


Ao retornar ao Brasil, Miyoshi Egashira coordenou uma equipe composta por mais de 40 pessoas, entre médicos, bioquímicos, fisioterapeutas, nutricionistas, laboratoristas e enfermeiras, que durante dez anos percorreu as comunidades nipo-brasileiras do Paraná com a missão de prestar serviços de prevenção à saúde. Diretor por mais de 20 anos da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) fundou um Mobral para ensinar o idioma português aos imigrantes japoneses da terceira idade. Também fundou o curso de língua japonesa para os associados ACEL, frequentado inclusive por alunos que depois se tornaram empresários, vereadores e professores.

Publicidade


Egashira foi secretário geral da Liga Desportiva Paranaense e participou da organização da colônia japonesa para as comemorações do IMIN 70 até o IMIN100. Em 1977, foi o tradutor do projeto do tratado de irmandade entre a cidade de Londrina e Nishinomiya, no Japão. Em 1997, nas comemorações do 20° aniversário da irmandade intercedeu pela doação de aproximadamente sete mil volumes de livros (didáticos da língua japonesa, de literaturas e de romances) à Biblioteca Municipal de Londrina pela cidade de Nishinomiya. Durante as comemorações do 30° aniversário, em 2007, atuou como intérprete e guia da delegação japonesa na visita a Londrina.


Por mais de 35 anos, Egashira foi o representante oficial da cidade de Nishinomiya junto à Prefeitura de Londrina, sempre incentivando o intercâmbio entre as duas cidades. Diretor por mais de 30 anos da Associação Paranaense de Intercâmbio Brasil-Japão, e sempre ligado à Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Egashira é reconhecido como uma das lideranças mais atuantes da colônia japonesa no Norte do Paraná.

Para o vereador Roberto Kanashiro, o título de Cidadão Honorário de Londrina a Miyoshi Egashira é um reconhecimento da Câmara de Vereadores e da cidade de Londrina ao seu enorme e silencioso trabalho de estreitamento e valorização das relações Brasil-Japão. "Miyoshi Egashira é intérprete pioneiro da língua japonesa no Paraná e um dos primeiros do Brasil. Como tradutor juramentado, passaram por suas mãos importantes documentos oficiais e de prestação de serviços aos cidadãos brasileiros, principalmente aos dekasseguis. Esse título é um reconhecimento apo seu importante e silencioso trabalho", afirmou Kanashiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo