Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Prevenção de acidentes

Limite de velocidade nas principais avenidas de Londrina deve ser padronizado pela CMTU

Grupo Folha
05 set 2022 às 16:34

Compartilhar notícia

Gustavo Carneiro - Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!

Há cerca de um mês, a avenida Angelina Ricci Vezozzo, na zona norte de Londrina, passou a contar com um novo limite de velocidade de 50 km/h, sendo a primeira de uma série de mudanças que a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estuda implementar nas principais avenidas da cidade. 


De acordo com o presidente da Companhia, Marcelo Cortez, estudos estão sendo feitos pela diretoria de Trânsito e as mudanças deverão avançar gradativamente para as Avenidas Ayrton Senna e Arthur Thomas (zona azul), Leste-Oeste (centro) e Francisco Gabriel Arruda (norte), para padronizar o limite de velocidade.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Um dos equipamentos que estão sendo utilizados para a coleta de dados funciona como uma espécie de câmera de monitoramento, que mede a quantidade de veículos que passam pelo local e a velocidade média. Os primeiros aparelhos entraram em funcionamento há poucos dias na região central, no cruzamento da avenida Leste-Oeste, entre as ruas Amapá e Belém, e também na rua Bahia com a Amapá.    


O diretor de trânsito da CMTU, major Mário Celso Andrade, explica que, ao final do estudo, se for constatado o excesso de velocidade poderão ser implementadas novas sinalizações nas vias ou até mesmo um equipamento de radar. “Vale lembrar que antes de qualquer intervenção, faremos uma campanha de orientação a todos os condutores e pedestres porque nosso objetivo maior é garantir a segurança no trânsito”, diz. 


O limite de 50 km/h que vem sendo estudado pelo órgão visa dar mais condições de reação aos condutores ante aos imprevistos que podem surgir nas vias. “Os estudos sugerem que, a 50 km/h, mesmo se houver a colisão, o impacto e os danos serão menores”, diz. Ainda segundo o diretor “corredores que abrigam escolas, estabelecimentos de saúde e outros polos geradores de tráfego, poderão ter a velocidade restringida até mesmo a 40 km/h”. 


CAMPANHA REDUÇÃO DA VELOCIDADE


Para reduzir a violência no trânsito, a CMTU lançou nesta segunda-feira (5), a campanha “Por favor, reduza a velocidade”. A ideia é sensibilizar os motoristas sobre os perigos em abusar do acelerador. 


A ação está alinhada com o programa “Visão Zero”, criado e desenvolvido na Noruega a partir de 1997. A abordagem tem como conceito a compreensão da vida como prioridade, tirando os veículos do centro dos debates sobre trânsito e mobilidade urbana.     

   

O programa tem sido adotado em centros urbanos no País e vem de encontro à constatação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que altas velocidades provocam um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, dificultando a percepção de pessoas e obstáculos nas ruas.

Cadastre-se em nossa newsletter


Confira na FOLHA os números de acidentes no trânsito de Londrina nos últimos dois anos

Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas