A presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Londrina (Siemaco), Izabel Aparecida de Souza, confirmou que os coletores de lixo foram dispensados pela Kurica Ambiental nesta quinta-feira (20) e devem retornar ao trabalho na sexta. A categoria se mobilizou na unidade de saída dos caminhões, no Parque das Indústrias Leves, zona leste da cidade. Eles argumentam que não iriam retomar o serviço enquanto novos veículos não fossem disponibilizados. Segundo os coletores, a frota vem apresentando diversos problemas.
Segundo o Siemaco, os 16 caminhões deveriam ter chegado na última quarta-feira, o que não aconteceu. "Há reclamações com os pneus, que podem estourar a qualquer momento, e os freio,s que não estariam em boas condições", disse. São cerca de 70 coletores parados. "Ainda não tivemos ninguém que se machucou por conta da falta de manutenção. No entanto, se nada for feito...", avaliou a sindicalista.
Conforme o Siemaco, a Kurica dispõe de pelo menos 20 veículos, mas seis estariam na oficina. Os diretores da empresa não vão comentar sobre a paralisação.