A possibilidade de uma epidemia de dengue hemorrágica em Londrina em 2004 foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, que esteve na quinta-feira em Londrina. ''Até por estes casos que já apareceram, e pelo alto número de ocorrências da forma clássica deste ano, existe um risco'', disse ele.
Em sua passagem pela cidade, o secretário anunciou a criação de uma comissão que terá trinta dias para traçar um plano preventivo de combate à dengue a ser colocado em prática a partir de 21 de junho, a chamada Operação Inverno. As ações serão planejadas para um ano, de forma a evitar uma epidemia da forma hemorrágica da doença em 2004.
''Nossas ações não estão sendo suficientes para combater o mosquito da dengue. Temos muitas notificações e um número elevado de confirmações. O desafio não foi superado'', reconheceu na quinta de manhã o secretário de Saúde de Londrina, Silvio Fernandes, durante reunião com o Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue.
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Ele também admite o risco de uma epidemia de dengue hemorrágica no ano que vem. O secretário destacou que existem três casos confirmados da forma mais grave da doença, com uma morte. ''Vão surgir outros casos, não dá para prever quantos. Pode haver mais óbitos pelo elevado índice de letalidade da dengue''.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta sexta-feira.