Porcentagem de oxigênio dissolvido, índice de ph e quantidade de coliformes são alguns dos parâmetros necessários para a análise da qualidade da água de um rio. Tais conhecimentos poderiam ficar restritos aos técnicos e ambientalistas, apesar de já estar comprovada a necessidade de envolvimento popular na conservação das águas.
Para aproximar a comunidade da preservação e dos estudos de qualidade da água, a Prefeitura de Londrina vai distribuir no Dia Nacional do Rio (24 de novembro) kits com materiais para análise do ribeirão Lindóia. Os materiais serão entregues a nove escolas estaduais que vão realizar coletas e estudos periódicos durante um ano.
Segundo Alice Aparecida e Silva, assessora de gabinete da Secretaria Municipal do Ambiente, o material é o mesmo utilizado pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica. A análise será realizada nas sub-bacias do rio por alunos de turmas de 7ª e 8ª séries.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Segundo João Batista Moreira Souza, o João das Águas, assessor do Núcleo de Recursos Hídricos da secretaria, a distribuição dos kits para estudos no Lindóia integram o termo de ajustamento de conduta entre o Ministério Público e o Pool de Combustíveis, que anos atrás poluiu o ribeirão. "O objetivo é diminuir o impacto da poluição no Lindóia e estimular a conservação da água. Tudo com a anuência do IAP (Instituto Ambiental do Paraná)", disse Souza.
Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina