Crianças e famílias londrinenses que desejem plantar uma muda de árvore poderão ir ao Calçadão da Avenida Paraná, no dia 9 de julho, das 10h às 17h, para participar da ação "Plante uma árvore na Maratona Verde: 1.000 mudas para 1.000 crianças”. Por meio da atividade, que acontecerá em frente à sede do Banco Itaú (Av. Paraná, 540), serão distribuídas, gratuitamente, mil mudas de ipê, de diferentes cores. As ONGs E-letro e Colet Óleo também participarão da iniciativa, recolhendo, respectivamente, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha entregues pela população.
Para adotar uma árvore, as crianças de zero a 10 anos devem comparecer acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Depois de preencherem um cadastro onde constarão dados como nome, endereço e número de telefone, as famílias poderão retirar suas mudas. Posteriormente, após efetuar o plantio do ipê, os adotantes poderão cadastrar as árvores no site da Maratona Verde, para monitoramento. A plataforma estará disponível no fim de agosto (leia mais abaixo).
De acordo com o idealizador do projeto Maratona Verde, o publicitário e ativista ambiental londrinense Rafael Kozan, o evento tem o propósito de conscientizar as futuras gerações sobre a importância de cuidar do meio ambiente. "As crianças e jovens são quem vai usufruir dessas árvores. Por isso, é muito positivo que elas participem ativamente do plantio e cuidado das mudas”, disse.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Próximas atividades – As ações do projeto Maratona Verde prosseguirão com a Live Verde, que está prevista para o dia 21 de agosto. Na ocasião, o projeto promoverá um evento on-line com a participação de diversos artistas nacionais. O objetivo é arrecadar doações para ações de reflorestamento da Mata Atlântica na região de Londrina.
Na mesma data, será relançado o site da Maratona Verde, que poderá ser acessado pelo endereço www.maratonaverde.com.br. Por meio da plataforma, os interessados poderão realizar sua adesão à iniciativa, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 70. Ao fazer sua inscrição, os participantes adotam uma muda nativa e podem escolher o lugar onde ela será plantada, em uma lista de áreas do município. Além disso, os inscritos recebem um boné, uma camiseta e uma medalha que contém um QR Code em sua parte traseira. Através do aplicativo para smartphones desenvolvido pelo projeto, é possível ler o código e receber informações atualizadas sobre a árvore adotada, incluindo dados sobre seu desenvolvimento e saúde. O monitoramento, que é feito via satélite, estará disponível por um período de três anos.
Quem adotar e plantar uma das mudas distribuídas também poderá fotografá-la e cadastrá-la na plataforma, para que seja acompanhada pela iniciativa.
Realização – Criada em 2019, a Maratona Verde é uma realização do publicitário e ativista ambiental londrinense Rafael Kozan, em parceria com o Santo Jornal. O objetivo do projeto é promover o plantio de 40 mil árvores em Londrina, sendo que as mudas são produzidas em parceria com viveiros locais. Após a ação, a iniciativa deverá atingir a marca de 3.870 árvores adotadas.
Quem desejar realizar uma doação para a Maratona Verde, para contribuir com a produção de mudas, pode entrar em contato pelo número de telefone (43) 99837-5533, que também atende pelo WhatsApp. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Londrina; Secretaria Municipal do Ambiente (Sema); Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); TV Tarobá; Guaporé Baterias; Capitalize Car; Ong E-letro; e O Que Vale Leilões.
*Matéria atualizada em 01/07/2021 às 16h50