Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ministério do Turismo

Londrina é elevada à categoria A no Mapa Turístico Brasileiro

Redação Bonde com AEN e N.Com
26 ago 2019 às 20:02
- Sergio Ranalli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019 - 2021. Londrina foi elevada à categoria A, juntando-se a Curitiba e Foz do Iguaçu. Na categoria A estão os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem pelas pesquisas feitas pelo Ministério do Turismo.

"Londrina não mediu esforços, em todos os aspectos, e foi reconhecida e recompensado nesta atualização, que vai ajudar em muito, a desenvolver ainda mais o turismo na região", disse o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Mais uma conquista de forças produtivas da cidade, que repercutirá em todo país e também internacionalmente em termos de captação de eventos e de turismo de negócios. A elevação de status de Londrina na classificação do Ministério do Turismo coroa também os esforços que a equipe da Prefeitura faz para tornar a cidade mais ágil, mais moderna e ainda mais bela", comemorou o prefeito Marcelo Belinati.

Leia mais:

Imagem de destaque
Está na Santa Casa

Vereadora Mara Boca Aberta passa mal e é internada nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Londrina

Cooperativas de reciclagem renovam com CMTU à espera de um futuro contrato melhor

Imagem de destaque
Precarização

Motoristas de aplicativos lançam plataforma exclusiva para Londrina

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Com novo volante, Londrina EC chega a 12 contratações para a Série C


A diretora de Turismo da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Maitê Uhlmann, explicou que os municípios definidos na categoria A acabam por receber mais atenção e investimentos. "Isso poderá ser revertido no aporte de recursos para Londrina. E é também um reconhecimento do árduo trabalho que o setor, juntamente com a Prefeitura, está desenvolvendo na nossa cidade", frisou.

Publicidade


Maitê citou ainda que há cidades nas quais o turismo é focado nas opções de lazer em entretenimento. Para ela, Londrina tem como mote o turismo de eventos e negócios, com ampla gama de opções, incluindo área científica e acadêmica, rural, de experiências, entre outros. "Sempre lutamos muito para atrair grandes eventos para a nossa cidade, que antes ficavam mais concentrados nos polos de turismo de lazer. E temos buscado mostrar, para o poder público federal e estadual, que o turismo de negócios e eventos é tão importante quanto o de lazer, e que somos uma cidade de economia diversificada", detalhou.


Ainda de acordo com a diretora de Turismo da Codel, a reclassificação de Londrina para o nível máximo do Mapa do Turismo Brasileiro motiva a todos os envolvidos na governança de turismo local. "Temos um trabalho árduo e contínuo, e pela primeira vez atingimos esse patamar. É um reconhecimento de que Londrina é uma cidade turística, e tem um altíssimo potencial. Isso deverá impactar nas políticas estaduais de desenvolvimento turístico e, por sua vez, na cidade como um todo."

Publicidade


Ao todo 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pelo Ministério e incluídas na atualização da plataforma. No Paraná são 14 regiões turísticas, segundo o novo Mapa. Para o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, os números mostram crescimento do Estado no segmento. "O Paraná mostrou amadurecimento, comprometimento e organização dos municípios, que estão levando a sério o turismo como atividade de desenvolvimento", disse ele.


Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, de A a E. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.


Os 217 municípios do Paraná presentes do Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação de instâncias de governança, em Conselho Municipal de Turismo e Cadastur.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta, ainda, com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade