Os bairros mais periféricos da zona leste de Londrina vivem numa rotina sufocada pelo medo e pela violência. Principalmente nos últimos dois meses, os moradores estão sendo obrigados a viverem sob a ameaça constante de duas quadrilhas rivais de traficantes que se confrontam pelo controle do tráfico de maconha, pasta base de cocaína e crack na região. A cocaína pura, por ser uma droga mais cara, ainda não tem penetração.
Uma das quadrilhas seria comandada pelo traficante conhecido por ""Zumbão"", que está preso por porte ilegal de arma de fogo. As investigações sobre a segunda quadrilha estão sendo mantidas em sigilo pela Polícia Militar. Os bairros de Jardim Monte Cristo, Jardim Marabá, Interlagos e Jardim Santa Fé são os mais problemáticos, segundo a PM.
Alguns moradores da favela do Jardim Monte Cristo suspeitos de colaborarem com o trabalho policial são obrigados a deixarem suas casas e se mudarem do bairro, por ordem dos chefes do tráfico, que já estariam usando, inclusive, armas automáticas extremamente modernas.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
* Leia mais em reportagem de Luciano Augusto na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira