Diversos usuários do Facebook de Londrina começaram a se mobilizar nesta sexta-feira (14) para a realização de um ato de repudio à violência vista em São Paulo na noite de quinta (13), quando diversos manifestantes foram às ruas contra o aumento no preço da passagem de ônibus e acabaram agredidos e detidos por policiais militares. O evento criado na rede social já conta com mais de 200 participantes. O ato será realizado às 11h deste sábado (15), em frente ao Teatro Ouro Verde, no calçadão (centro).
A Polícia Militar agiu de forma truculenta em São Paulo, de acordo com os manifestantes. Muitos foram atingidos por balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral. Outros tantos - entre eles, jornalistas - acabaram presos e espancados. A repressão policial foi criticada em todo o país. Em Londrina, não foi diferente. "Senti que a cidade, sempre muito articulada, precisava de uma mobilização para discutir os acontecimentos de São Paulo. Percebi que não tinha ninguém pensando nisso e resolvi criar o evento", explicou a estudante e artesã Thatyana Mariah Bartalo Athayde, responsável por organizar o ato.
Ela começou a mobilização chamando os amigos. "Estamos pensando em ações mais artísticas e pacíficas. Mas vamos ter também gente com cartaz, com a cara pintada. Vai ser bem livre", adiantou. O ato, de acordo com Thatyana, terá como foco a repressão policial vista não só em São Paulo nesta semana, mas a registrada há tempos em todo o país. "Vamos discutir a ação da Polícia Militar de uma maneira geral", garantiu.
Leia mais:

Polícia Militar faz homenagem a soldado de Londrina morto em acidente de trânsito

Sanepar interdita trecho da Rua Pará por conta de vazamento

Edição de 2025 do 'Brasil Coffee Week' em Londrina terá menus a R$ 28

Queimadas na região de Londrina preocupam moradores
E se os policiais acompanharem o protesto? "Eu acredito que as pessoas não ficariam caladas", destacou a manifestante. No entanto, ela reiterou que o ato será pacífico. "Não estamos pensando em um embate", disse.
Thatyana lembrou ainda que outra manifestação está sendo organizada para a próxima segunda-feira (17). O evento de segunda, marcado para as 17h, já conta com a confirmação de 450 pessoas. O ato também vai ser realizado em frente ao Teatro Ouro Verde.