A Guarda Municipal de Londrina perdeu 39 guardas municipais para outros concursos públicos, principalmente para a Polícia Militar, que realizou a formatura dos novos integrantes nesta terça-feira (5). Em Londrina, o 5º Batalhão vai ganhar mais 120 policiais e a 4ª Companhia Independente outros 60 novos policiais.
Em entrevista à rádio CBN Londrina, o secretário de Defesa Social, Rubens Guimarães, informou que 28 guardas antigos e 11 em formação deixaram a GM por conta dos concursos. Assim, a Guarda Municipal passou a ter o efetivo de 158 guardas ao invés de 186. No dia 6 de dezembro, 189 novos integrantes vão reforçar a Guarda Municipal com o fim dos treinamentos.
"Deste concurso que foi chamado 200, nós temos em torno de 130 que resta apenas fazer o exame de saúde e o admissional. Então é possível realizar uma nova chamada. Eu encaminhei um documento à Secretaria do Planejamento pleiteando no mínimo 40 para reposição dos que estão deixando a Guarda Municipal", informou o secretário.
Leia mais:
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Até a chegada dos novos guardas, alguns pontos fixos serão patrulhados. "Se o Planejamento autorizar, os novos receberão treinamento completo a partir da primeira quinzena de dezembro para em abrir repor as vagas dos 40 que saíram da Guarda", acrescentou.
No próximo ano, 346 guardas estarão em atividade nas ruas, conforme a previsão do Secretaria de Defesa Social. O objetivo é terminar a gestão com no mínimo 600 guardas municipais. "Na verdade, a gente precisa de 542 guardas hoje para fazer frente a demanda do município, mas isso vem na sequência conforme o plano apresentado ao prefeito, dependendo da questão orçamentária."