O Mapa do Crime, um sistema de geoprocessamento com banco de dados e informações sobre a criminalidade no Estado, já revela seus primeiros resultados. Dentre os cinco municípios onde o programa está sendo testado, Londrina foi o único a apresentar duas áreas consideradas de risco 5, ou seja, de alto risco de criminalidade: o centro da cidade e a região dos Cinco Conjuntos (Zona Norte).
Nas demais cidades, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, as regiões do centro também obtiveram classificação de risco 5. Entre essas áreas de alto risco, o centro da Capital se revelou o mais perigoso, com 305 ocorrências por quilômetro quadrado. Em Londrina, as duas áreas tiveram 43 registros de crimes por quilômetro quadrado.
O levantamento das ocorrências foi realizado entre junho a setembro deste ano. Nesta quarta, em Curitiba, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública lançaram oficialmente o programa, com dados sobre a criminalidade nesses cinco municípios.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Para fazer o mapeamento, os crimes foram classificados em nove tipos (estelionato, furto, roubo, extorsão, sequestro, lesão corporal, mortes, violência sexual e relativos a tóxicos). Um trabalho integrado das polícias Militar e Civil registrou todas as ocorrências, discriminando o tipo de delito, horário, dia da semana e local exato onde ocorreram.
Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina