Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira a programação

Londrina vai sediar cursos da Funarte em agosto

Giovanni Porfírio - Estagiário*
08 ago 2018 às 10:22
- Marcos Souza
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina é uma das sete cidades escolhidas para receber este mês a segunda etapa do Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O órgão está ligado ao Ministério da Cultura, do Governo Federal. Além da cidade, os outros municípios contemplados foram Goiânia (GO), Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa conta com 10 oficinas e dois seminários gratuitos relacionados a várias linguagens artísticas. As inscrições seguem abertas até a próxima quarta-feira, dia 8 de agosto. As vagas oferecidas para as oficinas são limitadas e podem ser feitas pelo site da Funarte. No endereço, também é possível encontrar todas as informações sobre horários, datas e número de vagas disponíveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a coordenadora do programa, Maristela Rangel, o foco dos cursos está na troca de experiências, no qual não só os artistas e gestores de cultura se qualificam como também como os próprios oficineiros. "É uma capacitação mútua, tanto da Funarte, quando ela percebe o interesse desse território cultural que é Londrina e ao mesmo tempo, de como cada um destes que está participando também tem uma visão da missão da Funarte", afirma. Ainda de acordo com Rangel, o resultado das oficinas leva a instituição a refletir em como atuar na diversidade cultural do país. "Quando a gente retorna, nós temos uma visão do Brasil maior, que é diverso, e isso faz os gestores da instituição a investir melhor nos seus programas e ações de fomento".

Leia mais:

Imagem de destaque
Tem sobremesa!

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta sexta-feira

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive


As inscrições para os seminários devem ser feitas presencialmente, no dia, horário e lugar em que as atividades foram marcadas. Todas as atividades têm início no dia 14 de agosto e vão até o dia 17 do mesmo mês, sendo ministradas por artistas e produtores de referência de cada uma das áreas. Entre os destaques da programação está a mestre em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Letícia Cobra Lima. Atualmente, ela cursa o programa de Ph.D. em História da Arte e Arquitetura da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, investigando intervenções feministas na História e Teoria da Arte e artistas contemporâneas latino-americanas.


Em Londrina, ela irá ministrar a oficina de "Feminismo nas artes visuais: construções coletivas", na qual os participantes poderão debater algumas questões relacionadas ao tema nas suas práticas em artes, pesquisa, curadoria ou ensino. Ela entende o curso como uma "arena" de reflexão sobre o estado dos campos da pedagogia, da história e da prática de arte no país, a partir de uma interlocução feminista e das experiências dos participantes.

*sob supervisão da repórter Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade