Evento de premiação às marcas líderes será nesta quinta-feira (17), com transmissão online a partir das 20 horas
Na 27ª edição, os vencedores da pesquisa que afere a trajetória de percepção anual de marcas pelo londrinense, em diferentes segmentos de mercado, serão revelados ao público nesta quinta-feira (17), a partir das 20 horas, durante evento com empresários no Villa Planalto, com transmissão simultânea pelo Youtube do Top de Marcas.
Nesse ano, a apuração das informações sobre as marcas mais lembradas espontaneamente pelo consumidor aconteceu entre os meses de agosto e setembro, envolveu 10 categorias de negócios e 69 segmentos de consumo, além da Categoria Marcas Corporativas que avalia a relação de lembrança do londrinense com as empresas atuantes na cidade em sete segmentos.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Ao total foram ouvidos 600 moradores de Londrina nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro em cotas proporcionais ao número de habitantes de cada localidade. E de acordo com o perfil da população de Londrina segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram determinadas as cotas por sexo, idade e escolaridade. As cotas por renda social são definidas com base nas indicações do IPC Maps que aponta o potencial de consumo das cidades. A estratificação permite assegurar um nível de confiança de 95%.
Todos os entrevistados da pesquisa Top de Marcas Londrina responderam à uma única pergunta sobre cada um dos segmentos abordados: “Qual a marca você mais se lembra quando pensa em...?”. As respostas são espontâneas e não são apresentados referências de marcas. A pesquisa, realizada pelo instituto Litz, registra o percentual de lembrança que a marca conseguiu atingir na memória dos consumidores e qual o grau de retenção alcançou com suas ações de comunicação na atualidade, além de posicioná-las frente à concorrência com a vantagem competitiva de se tornar uma opção real de consumo.
Além de aferir a lembrança espontânea de marcas que atuam no mercado local, a pesquisa Top de Marcas Londrina perguntou aos entrevistados quais os atributos que os levam a admirar uma marca. Nessa ordem, os mais relevantes foram: qualidade dos produtos e serviços; atendimento e rápido retorno ao consumidor; boa experiência na hora da compara; compromisso com questões socioambientais; preço de produtos e serviços. Todas as informações sobre a pesquisa de 2022 podem ser conferidas a partir dessa sexta-feira (18) no portal www.topdemarcas.com.br e na revista Top de Marcas, encartada pelo jornal Folha de Londrina.