Neste sábado (23), a Prefeitura de Londrina vai realizar um mutirão de limpeza da mata do Marco Zero. O ponto de encontro da ação está marcado em frente à sede da Organização Não Governamental Casa Verde (rua Santa Filomena, 178) e está previsto para as 8h30.
A intenção é retirar do local o lixo despejado de forma irregular, objetos que podem acumular água e entulhos jogados no entorno da mata de 39 mil m². Isso porque, muitos destes resíduos ajudam na proliferação do mosquito Aedes aegypti, (transmissor da dengue, da zica e das febres amarela e chikungunya) e na reprodução do caramujo africano, que transmite as angiostrongilíases abdominal e meningoencefálica.
Para a limpeza, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará três caminhões e uma equipe com seis pessoas; a Secretaria Municipal de Saúde enviará duas equipes de controle de endemias com 11 pessoas; a de Ambiente fará antecipadamente a poda das árvores do entorno e a retirada de galhos; a Assistência Social conversará com os frequentadores do local e cerca de 50 voluntários da ONG Casa Verde vão ajudar na retirada de entulhos.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Segundo o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, "a ação é importante para modificar o presente estado de conservação da área e para propiciar uma melhoria na qualidade de vida dos frequentadores e moradores da região, ajudando assim na prevenção de doenças e aumentando a segurança do local".