Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pioneiro

Médico Ismar de Oliveira morre em Londrina aos 92 anos

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 mai 2017 às 13:10

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Faleceu nesta quinta-feira (11), o médico pioneiro em Londrina Ismar de Oliveira, 92 anos. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração desde 10 de abril, por conta de um pneumonia, ele faleceu às 00h30. Ele também tinha insuficiência coronária e sequelas de um Acidente Vascular Cerebral. (AVC). O velório será no Crematorium Londrina, das 11 às 15 horas.

Ismar de Oliveira era radiologista e trabalhou até ficar doente. Era visto diariamente no Centro de Imagens da Santa Casa, colaborando com a equipe. Ele começou a trabalhar no hospital em dezembro de 1949, cinco depois da inauguração da Santa Casa. Nesse período, a classe médica londrinense começou a se consolidar como centro de referência regional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Todos trabalhavam para corresponder ao crescimento vertiginoso da cidade e elevar seu conceito como centro de atendimento médico", declarou Ismar, no livro "A Santa Luta da Nossa Casa", que conta a história da Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal) e foi escrito pelo jornalista e escritor José Antonio Pedriali, em 2012.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região só perde moradores

Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais

Imagem de destaque
Filme se passa em 1987

Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina


66 anos na Santa Casa

Publicidade


Formado em 1947 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ismar de Oliveira especializou-se em radiologia na Argentina. Depois foi para São Paulo, onde atuou em um hospital de clínicas. De lá, veio para Londrina, a convite da diretoria da Santa Casa.


No começo da carreira atendia como clínico e cirurgião geral. Desde então, foram 66 anos dedicados ao trabalho na Santa Casa. Sua clinica particular de radiologia funcionava na rua Senador Souza Naves, em frente ao pronto socorro da Santa Casa. Em dezembro, completaria 67 anos no hospital.


Foi professor da faculdade de Medicina de Londrina desde a primeira turma. Fahd Haddad, superintendente da Iscal, foi aluno dele. "Doutor Ismar era um exemplo de profissional dedicado, amigo, cordial e ético. Londrina perde uma referência da medicina local. Sua presença e atitudes ficarão na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo", afirma.

Sócio da Associação Médica de Londrina (AML), integrou a diretoria em alguns mandatos. Ismar de Oliveira deixa filhos e netos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo