Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste final de semana

Ministério Público pede cancelamento de evento de prova de laço em Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
25 nov 2016 às 11:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A promotora do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentim, ajuizou ação civil pública contra a prefeitura e a Sociedade Rural do Paraná (SRP) pela realização da final do Circuito Paranaense de Laço de Dupla (CPLD), prevista para ser realizada no Parque Governador Ney Braga desta sexta-feira (25) até o próximo domingo (27). O pedido foi feito pelo Ministério Público (MP) em caráter de antecipação tutelar, solicitando uma decisão rápida por parte da Justiça.

A ação foi motivada após um e-mail enviado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal ao MP comunicando sobre o evento. A diretora técnica da entidade, Vânia Cláudia Nunes, ressaltou que iniciativas como o circuito trazem prejuízos para os animais que participam. "Não somos contra o show, mas defendemos a saúde dos equinos e bovinos que são selecionados. Infelizmente, são eles os mais prejudicados. Queremos evitar algo pior", comentou. O fórum é composto por 128 órgãos de defesa animal espalhados por todo o Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentro da prova de laço, a promotora elencou as modalidades previstas durante o evento, tais como o team roping, bulldogging e calf roping. "Independentemente de ocasionarem ou não lesões, implicam em sofrimento aos animais", ressaltou Solange Vicentim. "De regra, os peões costumam utilizar laços que provocam constantes quedas, além do que o estímulo é provocado através de choques e instrumentos contundentes, a fim de despertar a ira antes de ingressar na arena."

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Imagem de destaque
Entre 9 e 13 de maio

Cidadão Cinekombiclube abre inscrições para a oficina “Faça seu Curta”


O MP ainda justifica a responsabilidade da Sociedade Rural do Paraná e da administração municipal, tidas como rés no processo, na promoção do circuito. Em relação ao primeiro, considerado como organizador, a Promotoria do Meio Ambiente acredita que "permitir a realização da Mega Final CPLD é chancelar uma conduta criminosa, haja vista a crueldade com que os animais são tratados em benefício do lucro".

Publicidade


Em nota, a SRP informou que "não tem conhecimento de qualquer inquérito ou ação visando a proibição do citado evento, reiterando que se pronunciará sobre o mesmo quando tiver conhecimento". Em relação à prefeitura, o MP diz que consultou o poder público para verificar a emissão de alvará, além das demais autorizações legais para a realização. Em resposta, a Secretaria Municipal de Fazenda informou que nenhum pedido tinha sido protocolado.


Ainda conforme a ação, o MP ressaltou que "não há, até o momento, qualquer permissão expedida pelo Município de Londrina para a promoção do evento, o qual provavelmente ocorreria de forma totalmente irregular, não havendo outra forma de impedir a não ser lançando mão desta ação civil pública". Como considerações finais, o MP pede o julgamento do pedido de proibição procedente e em forma integral, além de prioridade na tramitação em uma das varas da Fazenda Pública.

Os réus devem ser condenados a pagar as despesas processuais, orçadas em R$ 10 mil. O recurso será recolhido ao Fundo Especial do Ministério Público.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade