18/01/21
PUBLICIDADE
Políticas públicas

Morador de rua José Soriani morre em Londrina no último final de semana

Edson Neves/Jan. de 2019/Arquivo Folha
Edson Neves/Jan. de 2019/Arquivo Folha


Morreu no último sábado (7) em Londrina o morador de rua José Soriani, 57. Ex-jogador de futebol profissional, Soriani se tornou etilista e estava em situação de rua há alguns anos.


Segundo os dados publicados pela Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), a morte foi comunicada ao órgão às 8h58 do domingo (8) e ele foi sepultado no mesmo dia, às 17h, no Conjugado Allamandas.

Indagada sobre as circunstâncias da morte de Soriani, a secretária municipal de assistência social, Jaqueline Micali, disse que o órgão não tem condições de avaliar o caso, por falta de profissionais aptos, indicando que ele seria atendido no Consultório de Rua, da secretaria de saúde.

A assessoria de imprensa da prefeitura enviou nota no início da tarde desta terça apresentando que o paciente foi atendido pela equipe de abordagem intersetorial (CAPS AD, Abordagem Social e Consultório na Rua). "Foram realizadas consultas médicas, avaliações de saúde e discussões de caso sobre o paciente com a presença de todos os profissionais e serviços envolvidos", diz trecho.

Conforme a assessoria, em todas as abordagens, o paciente sempre manteve a postura cordial com a equipe, mas não aceitou nenhum encaminhamento. Chegou a aceitar a condução no carro da equipe, porém, se recusou a entrar no abrigo, aceitando apenas a alimentação.

Em uma ação intersetorial envolvendo também amigos e sobrinhos de Soriani em 4 de novembro, foi realizada abordagem pela equipe do Consultório na Rua, juntamente com equipe do SAMU, com o objetivo de conduzi-lo para internação involuntária.

"Ao mesmo tempo, a equipe da Abordagem Social estava em contato com a família do paciente e, esperando o local de internação para estarem no mesmo instante que a ambulância chegasse com ele. No entanto, como o paciente se apresentou calmo, comunicativo, orientado, consciente e com os Sinais Vitais estáveis, não havia nenhuma forma de forçá-lo a entrar na ambulância e, nenhuma alteração clínica que indicasse a internação involuntária do mesmo nesse dia, pois o próprio paciente se negou a ir, não aceitando nenhuma condução."

"A equipe intersetorial deixou acordado então, nova tentativa na próxima semana, a qual não será possível em virtude do falecimento do mesmo no final de semana por causa naturais."

Leia a entrevista que Soriani deu ao NossoDia em 2019: Os desejos de quem vive ao léu

LEIA TAMBÉM:

Vídeo de empresário jogando água para expulsar morador de rua gera indignação nas redes sociais

A situação ganhou repercussão nacional depois de viralizar nas redes sociais um vídeo que mostra o proprietário do estabelecimento jogando água sobre Soriani, para que ele vá embora. O empresário chegou a publicar um vídeo se explicando pelo ocorrido, mas o restaurante foi alvo de manifestações durante a madrugada, tendo suas vidraças quebradas.

Caso Ghada| Vídeo reacende debate sobre moradores de rua

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato e Fernanda Circhia.
Isabella Alonso Panho* - estagiária
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Quatro fases

Prefeitura de Londrina divulga Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19

17 JAN 2021 às 21h58
Primeira vacinada!

Enfermeira de São Paulo é a primeira a receber a vacina contra a covid no Brasil

17 JAN 2021 às 16h23
Coronavac e Oxford

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

17 JAN 2021 às 15h53
Eficácia

Área técnica da Anvisa recomenda aprovação da Coronavac

17 JAN 2021 às 13h09
Obituário

Lista de falecimentos dos dias 16 e 17 em Londrina e região

17 JAN 2021 às 10h55
Relembre o caso

Mantida sessão que vai julgar professor acusado de matar diretor da Uenp

16 JAN 2021 às 17h16
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados