Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Políticas públicas

Morador de rua José Soriani morre em Londrina no último final de semana

Isabella Alonso Panho* - estagiária
10 nov 2020 às 11:01
- Edson Neves/Jan. de 2019/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu no último sábado (7) em Londrina o morador de rua José Soriani, 57. Ex-jogador de futebol profissional, Soriani se tornou etilista e estava em situação de rua há alguns anos.


Segundo os dados publicados pela Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), a morte foi comunicada ao órgão às 8h58 do domingo (8) e ele foi sepultado no mesmo dia, às 17h, no Conjugado Allamandas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Indagada sobre as circunstâncias da morte de Soriani, a secretária municipal de assistência social, Jaqueline Micali, disse que o órgão não tem condições de avaliar o caso, por falta de profissionais aptos, indicando que ele seria atendido no Consultório de Rua, da secretaria de saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas

Imagem de destaque
Obras de melhoria

Regiões Norte e Leste de Londrina ficam sem água na segunda e na quinta-feira

Imagem de destaque
Formado na UEL

Poeta paranaense lança livro no Sesc Cadeião nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Foi sucesso no Lollapalooza

Rapper Rael promove show de voz e violão no Espaço Villa Rica


A assessoria de imprensa da prefeitura enviou nota no início da tarde desta terça apresentando que o paciente foi atendido pela equipe de abordagem intersetorial (CAPS AD, Abordagem Social e Consultório na Rua). "Foram realizadas consultas médicas, avaliações de saúde e discussões de caso sobre o paciente com a presença de todos os profissionais e serviços envolvidos", diz trecho.

Publicidade


Conforme a assessoria, em todas as abordagens, o paciente sempre manteve a postura cordial com a equipe, mas não aceitou nenhum encaminhamento. Chegou a aceitar a condução no carro da equipe, porém, se recusou a entrar no abrigo, aceitando apenas a alimentação.


Em uma ação intersetorial envolvendo também amigos e sobrinhos de Soriani em 4 de novembro, foi realizada abordagem pela equipe do Consultório na Rua, juntamente com equipe do SAMU, com o objetivo de conduzi-lo para internação involuntária.

Publicidade


"Ao mesmo tempo, a equipe da Abordagem Social estava em contato com a família do paciente e, esperando o local de internação para estarem no mesmo instante que a ambulância chegasse com ele. No entanto, como o paciente se apresentou calmo, comunicativo, orientado, consciente e com os Sinais Vitais estáveis, não havia nenhuma forma de forçá-lo a entrar na ambulância e, nenhuma alteração clínica que indicasse a internação involuntária do mesmo nesse dia, pois o próprio paciente se negou a ir, não aceitando nenhuma condução."


"A equipe intersetorial deixou acordado então, nova tentativa na próxima semana, a qual não será possível em virtude do falecimento do mesmo no final de semana por causa naturais."

Publicidade


Leia a entrevista que Soriani deu ao NossoDia em 2019: Os desejos de quem vive ao léu


LEIA TAMBÉM:

Publicidade


Vídeo de empresário jogando água para expulsar morador de rua gera indignação nas redes sociais


A situação ganhou repercussão nacional depois de viralizar nas redes sociais um vídeo que mostra o proprietário do estabelecimento jogando água sobre Soriani, para que ele vá embora. O empresário chegou a publicar um vídeo se explicando pelo ocorrido, mas o restaurante foi alvo de manifestações durante a madrugada, tendo suas vidraças quebradas.


Caso Ghada| Vídeo reacende debate sobre moradores de rua

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato e Fernanda Circhia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade