Nos anos 20 do século passado, o Marco Zero de Londrina recebia a Cia. de Terras Norte do Paraná e dava início ao desenvolvimento da cidade. Com o passar dos anos, o local recebeu grandes empresas, como a Anderson Clayton, que se dedicava ao processamento de grãos, e também um pool de combustíveis.
Hoje, a região continua em mutação com a construção do complexo Marco Zero, que engloba o Boulevard Londrina Shopping, que será inaugurado nesta sexta-feira (3).
Quem mora na região já nota os reflexos das mudanças no bairro. A aposentada, Maria Celeste Pereira, reside há quase 30 anos no Jardim Damasco e conta como era o local nos primeiros anos após a sua chegada. "Naquela época, a região era bastante desvalorizada e quase não recebia melhorias. Havia também uma indústria de grãos que gerava muito mau cheiro, o que tirava o interesse de muitos em morar aqui", relata.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
A moradora conta que a situação é bem diferente atualmente, por conta da construção dos novos empreendimentos comerciais no local. "Nossa região está muito mais valorizada e sentimos mais segurança também. Já recebi várias propostas para vender a casa, mas não vou abrir mão desse lugar, porque gosto muito de morar aqui", completa dona Maria.
O comerciário, Milton Roberto Mendes, mora há 40 anos no bairro e se impressiona com as mudanças dos últimos anos. "Aqui sempre foi um local com pouca movimentação e agora já recebe um grande fluxo de visitantes e de trabalhadores", comenta.
Com duas casas alugadas na região, Mendes já percebe o reflexo gerado pela movimentação no bairro na valorização dos imóveis. "Conseguimos dobrar o valor do aluguel das casas e ainda assim a procura é positiva", diz.
Moradora há 33 anos no bairro, a massoterapeuta Meire Vicente Zani está otimista em relação ao futuro da região. Para ela, os novos empreendimentos trarão mais segurança e geração de empregos para o local.
"Espero que as novas empresas ajudem o bairro a progredir e a se tornar uma área de influência para a cidade", projeta.