Na noite de terça-feira (14), os moradores do distrito da Warta apresentaram ao prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e ao secretariado municipal as principais reivindicações de melhorias para o distrito. O encontro, que aconteceu no salão paroquial da igreja Santo Antônio, marca a 11ª audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual 2014-2017. A audiência pública reuniu cerca de 100 moradores, além da vereadora Sandra Graça e o vereador Júnior Santos Rosa.
Entre os principais pedidos dos moradores estão a construção de uma escola municipal e de um Centro Municipal de Educação Infantil, implantação de rede de esgoto, reforma e ampliação na Unidade Básica de Saúde, melhorias na área de segurança pública e agilidade no processo de regularização de assentamentos.
O aposentado Aparecido Belaforte, 66 anos, esteve presente e disse que vem participando destes encontros desde 2001. Para ele, a principal reivindicação para o distrito é a construção de uma sede para a escola municipal e uma creche. "Apesar de meus filhos serem adultos, eu sei da necessidade de uma escola infantil aqui para Warta. Todos os outros prefeitos prometeram que construiriam, até falaram que há o dinheiro disponível para isso. Mas a obra nunca saiu da promessa. Esperamos que com esta nova gestão seja possível a construção da escola. Acreditamos na renovação do poder público e esperamos que nossas demandas sejam atendidas", desabafou o aposentado.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
A moradora Vanessa Apolinário, 28 anos, também concorda que a prioridade é a escola municipal distrital. "As crianças têm aulas na sede da escola estadual, que é um prédio antigo que está em péssimo estado. Há uns quatro anos o estado da escola está piorando, porque o Estado vem implementando novas atividades na escola como aulas de informática e, com isso, as crianças perderam mais uma sala de aula para a sala de informática. Precisamos urgente de uma sede para ensino infantil", disse.
Sobre a construção da escola municipal, a representante da Secretaria de Educação, Adriana Sóla, explicou que existe um projeto arquitetônico pronto para a obra. Mas há um impasse com relação ao terreno, onde ela será construída. Pois, nos espaços disponíveis não há local para estacionamento dos profissionais. De acordo com Adriana, a secretaria tem o recurso financeiro para a obra, que foi disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a obra deve ser feita em 2014.
O prefeito destacou a importância da escola. "A condição do ensino infantil aqui é muita séria, mas minha intenção é priorizar a construção desta escola e se possível construí-la antes do previsto no cronograma. Vamos enfrentar todos os desafios que a cidade tem, sabendo que obstáculos existem, mas cada etapa superada vai se reverter em benefícios para a população", afirmou.
Outra demanda trazida pela população foi com relação à segurança pública, na qual os moradores pediram reforços e melhorias na iluminação pública. O secretário de Defesa Social, Rubens Guimarães, explicou que com a finalização do chamamento dos novos guardas municipais concursados e do curso preparatório, que deve acontecer em outubro, a cidade vai contar com quase 400 GMs. "Com os novos guardas municipais atuando poderemos aumentar o efetivo no distrito", enfatizou.
Todas as demandas apresentadas pela população, tanto as escritas quanto as faladas, servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual. Ele está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento a médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta.
Os cidadãos que não puderam ou não poderão comparecer às audiências, mas querem participar e contribuir com sugestões devem acessar o Portal da Prefeitura, no link Plano Plurianual 2014-2017, localizado no canto superior da tela.
Audiência Pública em Lerroville
Amanhã (16), às 19h, será realizada a 12ª audiência pública para o PPA. O encontro do prefeito com a população será na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, localizada na rua Santos, 235, distrito de Lerroville.