O professor aposentado da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Geir Rodrigues morreu aos 87 anos no início da tarde desta sexta-feira (16). Rodrigues nasceu em Sergipe e veio para o sul do Brasil quando ele tinha seis anos. Primeiro foram para Ourinhos, em São Paulo, e, em seguida, para Londrina. Geir lembra que quando chegou a Londrina dizia que era uma cidade pequena, mas com pessoas de coração grande.
O pai de Geir foi um dos pioneiros da terra vermelha. Ele consertava trens para sustentar os seis filhos. Geir recebeu o diploma do primário pelo Colégio Mãe de Deus, em 1944, um ano antes do colégio passar a aceitar apenas meninas.
Em 1955, Rodrigues entrou para o seminário. Cursou Teologia e Filosofia e foi ordenado padre. Trabalhou em São Paulo e Santa Catarina. No entanto, a vontade de casar fez com que deixasse o trabalho, mas nunca abandonou a religião. Ao voltar para Londrina, tornou-se responsável pela missa universitária e participou do movimento religioso para a construção da capela da UEL.
Leia mais:
Com atraso, obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Em seguida, começou a lecionar no Paraná. Deu aulas de Língua Portuguesa, Educação Moral e Cívica, Filosofia e Estudos de Problemas Brasileiros. Na UEL, dava aulas no Ceca. Em 2000, Geir se aposentou ao completar 70 anos. Ainda lecionou por mais um tempo após se aposentar.
O velório de Geir Rodrigues está sendo realizado no salão da Catedral de Londrina. O sepultamento está marcado para as 10h30 de sábado (17), no cemitério São Pedro.
(Com informações do Portal do Servidor Aposentado da UEL)