Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a partir das 9 horas, o projeto "Movimenta Londrina", que contempla um mutirão de serviços públicos e é realizado pela Prefeitura de Londrina, em parceria com o governo do Estado, será levado a diversos bairros da região Sul da cidade. Serão contemplados o Conjunto Cafezal, Alto Cafezal, Jardim Acapulco, Jardim Tarobá e Conjunto Saltinho.
O ponto de encontro das atividades será na Avenida Presidente Abraham Lincoln, esquina com a Rua Joaquim Pereira, na praça da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cafezal. Estão previstas diversas atividades, como serviço de tapa-buracos, capina e roçagem, melhorias na iluminação pública, entre outras.
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação será responsável pelo serviço de tapa-buracos, desentupimento de galerias pluviais, substituição de guias e tampas de boca de lobo e melhorias para a iluminação pública. Já a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) irá realizar poda e erradicação de árvores comprometidas, além do plantio e doação de mudas. O ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental irá, na sexta-feira (19), até a Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro, localizada na Avenida Presidente Abraham Lincoln, 70. Devem participar do projeto três turmas de quarta série, no período da tarde.
Leia mais:
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também estará presente, executando serviços como reforço na sinalização viária e capina e roçagem em praças e canteiros. A população também poderá descartar equipamentos eletrônicos durante o Mutirão, por meio da ONG E-Lixo.
Outro serviço que estará disponível para a população, durante o mutirão, é a vacinação contra a gripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Podem ser vacinadas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestante e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores em atividade, profissionais da área de saúde, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. A Secretaria de Saúde fará ainda atividades educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti no local.
Além desses serviços, a equipe da UBS do Cafezal dará orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), auto exame das mamas, tabagismo, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, alimentação e exercícios físicos. Haverá ainda avaliação física, mensurando pressão, glicose, peso, altura, e circunferência abdominal. Também será realizado auriculoterapia em pessoas portadoras de doenças crônicas, ou que sofrem de dores crônicas. A auriculoterapia é uma medicina complementar, como a acupuntura, que utiliza pontos na pele para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo.
A Sercomtel Iluminação também irá participar, executando o serviço de troca de lâmpadas queimadas e atendimento ao público, e a Secretaria Municipal de Defesa Social levará o ônibus do projeto "Crack é Possível Vencer". Também participam do projeto Movimenta Londrina as secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), além de órgãos estaduais como Sanepar, Copel e a Polícia Militar.