O calor intenso marcou o mês de janeiro em Londrina. As temperaturas superaram a média histórica dos dados coletados pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) desde 1976. De acordo com a agrometeorologista Heverly Morais, a média da temperatura máxima era de 29.4°C, mas bateu recorde e alcançou 32.5°C. " As temperaturas máximas aumentaram de forma significativa e foram as maiores dos últimos 43 anos. Desde então não havia temperaturas tão altas como ocorreram neste ano".
Já o registro de chuva ficou abaixo do esperado. A previsão indicava 226 mm (milímetros) de precipitações ao longo do mês, porém, não ultrapassou os 131 mm. "Janeiro é bastante chuvoso, sempre com céu nublado e temporais, mas isso não ocorreu. Só houve registro de 10 dias de chuva, considerado pouco para o período de verão. A falta de chuva fez com que as temperaturas ficassem elevadas e ocasionassem sensação de abafamento e forte calor", explica Heverly.
Previsão do tempo
Leia mais:

Fim de semana será de tempo chuvoso e frio em Londrina e região

Cohapar conclui entrega de 168 apartamentos na zona norte de Londrina

Perícia vai definir culpado por problema no piso do Moringão em Londrina

Bairro da zona norte de Londrina recebe o 1° “Dia da Beleza” neste domingo
Assim como todo o mês, o último dia de janeiro será quente, sem mudanças expressivas. As temperaturas se elevam e ainda há chance de chuva em regiões isoladas. A quinta (31) começou com mínima de 23°C e a máxima deve ultrapassar os 35°C entre às 14h e 19h. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) "este aquecimento proporciona a formação e o desenvolvimento de nuvens, que possibilita chuvas rápidas, no qual podem vir acompanhadas de raios".
Caso a previsão do tempo se concretize, o mês de fevereiro será chuvoso, amenizando as altas temperaturas. Uma frente fria vinda do norte da Argentina se desloca nesta sexta (1º) em direção ao Paraná. Este sistema deve romper o bloqueio das massas de ar quente e seca e ocasionar chuva abundante entre sábado (2) e domingo (3) no município de Londrina.
(Sob supervisão do repórter Luís Fernando Wiltemburg)