Uma região importante do centro da cidade também está sendo modernizada com a implantação de luminárias LED. É o espaço e o entorno da histórica Concha Acústica, que fica entre a rua Piauí, Souza Naves e rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, que também tem o Memorial dos Pioneiros e a sede da Secretaria Municipal de Cultura. No todo, a Prefeitura de Londrina, por meio da Sercomtel Iluminação, está substituindo 22 lâmpadas e luminárias antigas.
Os trabalhos devem ser encerrados até sexta-feira próxima (30). A Sercomtel Iluminação está instalando luminárias do tipo LD01, as mais fortes, de até 230 watts. As melhorias na luminosidade noturna eram uma das reivindicações dos moradores e comerciantes da região.
Outra área que está recebendo melhorias com LED, e que também deverão ser concluídas nos próximos dias é o entorno do Terminal Urbano do Transporte Coletivo, o terminal central, que fica no "quadrado" entre as ruas Professor João Cândido, Leste-Oeste, avenida São Paulo e rua Benjamim Constant. No local, a Prefeitura, também por meio da Sercomtel Iluminação, está substituindo 15 pontos antigos, todas também pelo padrão LD01.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Com a modernização, tanto na Concha quanto no Terminal, a qualidade da iluminação pública vai contribuir para dar maior sensação de segurança aos transeuntes. A tecnologia LED é moderna e a iluminação proporcionada é forte e muito eficiente, econômica e com grande durabilidade.
Cidade Iluminada
A substituição das antigas lâmpadas pela tecnologia LED faz parte do programa "Cidade Iluminada", conduzido pela Prefeitura, por meio da Sercomtel Iluminação, que já se tornou referência estadual na área.
No total, Londrina tem 65 mil pontos de iluminação pública. A primeira fase do Cidade Iluminada, no valor superior a R$ 42 milhões, prevê a troca de 23.344 lâmpadas e luminárias antigas em até 30 meses, incluindo os distritos rurais. A ideia é fazer posteriormente contratos subsequentes para concluir a modernização de toda a cidade.
Até agora a Sercomtel Iluminação já colocou LED em pontos de, aproximadamente, 200 ruas e avenidas, além de uma dezena de praças.