Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desburocratização

Novo decreto suspende exigência de alvará para MEIs em Londrina

Simoni Saris - Grupo Folha
21 out 2020 às 09:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir de agora, os microempreendedores individuais de Londrina não precisarão mais de alvará para iniciarem suas atividades. Um decreto assinado nesta terça-feira (20) pelo prefeito Marcelo Belinati dispensou a obrigatoriedade do documento para 476 atividades. E para outros 1.176 ramos de atuação considerados de baixo ou médio risco, a emissão do alvará será automática. A simplificação do processo de abertura de empresas faz parte do programa Agiliza Londrina, iniciado em 2017 pela administração municipal com o objetivo de desburocratizar e dar maior celeridade à concessão de alvarás, licenças e certidões às empresas. A taxa anual para renovação do alvará das MEIs também deixará de ser cobrada.


Leia no Bonde: Prefeitura divulga como será o pedido de autorização para eventos em Londrina

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os segmentos que não precisarão mais do alvará estão salões de beleza, mecânicos, eletricistas, motoristas, artesãos, promotores de eventos, vendedores de lanches, entre outros. A medida, porém, vale apenas para o alvará. "Não estão dispensadas as licenças de zoneamento, consulta prévia, questões tributárias e referentes ao uso e ocupação do solo”, destacou o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez.

Leia mais:

Imagem de destaque
Praça Nishinomiya

'De olho pra Lua': Gedal adia evento de observação astronômica marcado para este sábado em Londrina

Imagem de destaque
Confira!

ExpoLondrina terá Carreata e shows abertos ao público neste domingo

Imagem de destaque
Zona norte

Jardim Novo Amparo recebe mutirão de limpeza Bora Fora Contra a Dengue neste sábado

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina


No total, são 1.652 atividades contempladas pelo decreto. Além das 476 que se enquadram como MEIs, há outras 378 de baixo risco e 798 de médio risco e que terão a emissão imediata do alvará. Segundo a prefeitura, 74% de todas as atividades empresariais do município serão beneficiadas. As empresas de outros 444 segmentos enquadrados na categoria de alto risco terão que esperar o trâmite normal do processo porque envolvem questões de saúde pública e segurança, mas o secretário informou que para esses casos, o prazo médio de emissão do alvará é de sete dias.

Entenda melhor como funcionarão as novas medidas na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade