Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Feriado de finados

Obras nos cemitérios devem se encerrar na próxima terça

Redação Bonde com N.Com
21 out 2020 às 11:03
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prazo para obras, reformas, pinturas e limpeza de jazigos, localizados nos cemitérios municipais urbanos e rurais de Londrina, se encerra na próxima terça-feira (27). As pinturas terão mais um dia de prazo, podendo ser realizadas até quarta (28).


A medida estipulada pela Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) se deve ao Dia de Finados, que ocorrerá na outra segunda-feira, 2 de novembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O gerente de Fiscalização e Manutenção de Cemitérios, Ademir Gervásio, explicou que os concessionários precisam ficar atentos, pois todos interessados em reformar, construir ou pintar a sepultura precisam, antes de começar as obras, retirar a guia de autorização para o trabalho. Ela é entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da ACESF, na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano

Imagem de destaque
Impasse

Dois meses depois de publicação do edital, obra da UPA Sol em Londrina segue em aberto

Imagem de destaque
Conclusão em 120 dias

Região do Lago Igapó em Londrina ganha novas ciclovias

Imagem de destaque
Excelente campanha em 2023

Londrina Futsal estreia em casa neste sábado contra o Pato Branco na Liga Feminina 2024


Boletim municipal: Mais duas mortes e 76 novos casos de Covid-19

Publicidade


Para retirar a guia é preciso informar o nome completo do pedreiro ou pintor que executará o serviço. Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para 3372-7881 e 3372-7850, mandar um e-mail para [email protected] ou acessar o site da autarquia. Não é necessário agendar horário para o atendimento.


Limpeza

Publicidade


Para realizar apenas a limpeza dos jazigos, serviço mais rápido e simples, por contar apenas com o uso de água, sabão, balde e vassouras, o prazo é até quinta-feira, dia 29 de outubro.


Quem não conseguir finalizar as obras dentro das datas estabelecidas, poderá retomá-las no dia 3 de novembro. Isso porque, de 28 de outubro a 2 de novembro elas ficam proibidas, em atenção ao artigo 338, do Código de Posturas do Município de Londrina.

Publicidade


Anualmente, em função do feriado de Finados, celebrado sempre no dia 2 de novembro, cerca de 100 mil pessoas visitam os 13 cemitérios municipais de Londrina. Esse ano, devido à pandemia gerada pelo novo Coronavírus, a expectativa é que o número de visitantes diminua, visto que muitos que prestam homenagens aos falecidos estão nos grupos de risco para a COVID-19.


Mudanças

Publicidade


A ACESF relembra também que os mutuários precisam prestar atenção a algumas mudanças trazidas com a pandemia. Seguindo as recomendações dos especialistas do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), todos os visitantes precisam obrigatoriamente usar máscaras de proteção facial para adentrarem aos cemitérios municipais; não devem levar crianças ou pessoas que estão nos grupos de risco para a COVID-19; poderão usar todas as entradas dos cemitérios e álcool em gel a 70%, para higienização das mãos.


Além disso, a diretora-técnica da ACESF, Elen Piccinin, ressalta que as homenagens devem ser rápidas, evitando uma possível aglomeração dentro dos cemitérios. "Pedimos também para que os visitantes confirmem a localização exata dos jazigos antes de irem aos cemitérios, acessando o site da ACESF, e que tentem dividir as visitas entre o final de semana e o feriado de segunda-feira. Sabemos que, no dia de Finados, a visitação será maior, por isso pedimos a compreensão e a ajuda de todos”, disse a diretora.

Esse ano não haverá pesquisa da sepultura, presencialmente, dentro dos cemitérios municipais. Para acessar essa informação, o mutuário pode entrar no site da ACESF e clicar no link Local de Sepultamento. Em todos eles, os servidores municipais vão fiscalizar o uso das máscaras e orientarão a população para o descarte correto das embalagens plásticas de flores, lembrando que as ornamentações artificiais continuam proibidas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade