15/05/21
PUBLICIDADE
Feriado de finados

Obras nos cemitérios devem se encerrar na próxima terça

Vivian Honorato/N.Com
Vivian Honorato/N.Com


O prazo para obras, reformas, pinturas e limpeza de jazigos, localizados nos cemitérios municipais urbanos e rurais de Londrina, se encerra na próxima terça-feira (27). As pinturas terão mais um dia de prazo, podendo ser realizadas até quarta (28).


A medida estipulada pela Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) se deve ao Dia de Finados, que ocorrerá na outra segunda-feira, 2 de novembro.

O gerente de Fiscalização e Manutenção de Cemitérios, Ademir Gervásio, explicou que os concessionários precisam ficar atentos, pois todos interessados em reformar, construir ou pintar a sepultura precisam, antes de começar as obras, retirar a guia de autorização para o trabalho. Ela é entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da ACESF, na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948.

Boletim municipal: Mais duas mortes e 76 novos casos de Covid-19

Para retirar a guia é preciso informar o nome completo do pedreiro ou pintor que executará o serviço. Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para 3372-7881 e 3372-7850, mandar um e-mail para [email protected] ou acessar o site da autarquia. Não é necessário agendar horário para o atendimento.

Limpeza

Para realizar apenas a limpeza dos jazigos, serviço mais rápido e simples, por contar apenas com o uso de água, sabão, balde e vassouras, o prazo é até quinta-feira, dia 29 de outubro.

Quem não conseguir finalizar as obras dentro das datas estabelecidas, poderá retomá-las no dia 3 de novembro. Isso porque, de 28 de outubro a 2 de novembro elas ficam proibidas, em atenção ao artigo 338, do Código de Posturas do Município de Londrina.

Anualmente, em função do feriado de Finados, celebrado sempre no dia 2 de novembro, cerca de 100 mil pessoas visitam os 13 cemitérios municipais de Londrina. Esse ano, devido à pandemia gerada pelo novo Coronavírus, a expectativa é que o número de visitantes diminua, visto que muitos que prestam homenagens aos falecidos estão nos grupos de risco para a COVID-19.

Mudanças

A ACESF relembra também que os mutuários precisam prestar atenção a algumas mudanças trazidas com a pandemia. Seguindo as recomendações dos especialistas do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), todos os visitantes precisam obrigatoriamente usar máscaras de proteção facial para adentrarem aos cemitérios municipais; não devem levar crianças ou pessoas que estão nos grupos de risco para a COVID-19; poderão usar todas as entradas dos cemitérios e álcool em gel a 70%, para higienização das mãos.

Além disso, a diretora-técnica da ACESF, Elen Piccinin, ressalta que as homenagens devem ser rápidas, evitando uma possível aglomeração dentro dos cemitérios. "Pedimos também para que os visitantes confirmem a localização exata dos jazigos antes de irem aos cemitérios, acessando o site da ACESF, e que tentem dividir as visitas entre o final de semana e o feriado de segunda-feira. Sabemos que, no dia de Finados, a visitação será maior, por isso pedimos a compreensão e a ajuda de todos”, disse a diretora.

Esse ano não haverá pesquisa da sepultura, presencialmente, dentro dos cemitérios municipais. Para acessar essa informação, o mutuário pode entrar no site da ACESF e clicar no link Local de Sepultamento. Em todos eles, os servidores municipais vão fiscalizar o uso das máscaras e orientarão a população para o descarte correto das embalagens plásticas de flores, lembrando que as ornamentações artificiais continuam proibidas.
Redação Bonde com N.Com
PUBLICIDADE
Continue lendo
Era voluntária

Apucarana: Falsa enfermeira é detida com doses da vacina contra Covid-19

15 MAI 2021 às 14h31
Obituário

Falecimentos dos dias 14 e 15 de maio de 2021 em Londrina e região

15 MAI 2021 às 08h41
Enfrentamento

Governo estende atuais medidas restritivas contra pandemia até segunda-feira

14 MAI 2021 às 17h26
Maio amarelo

Polícia Rodoviária apreende 30 motos em Rolândia

14 MAI 2021 às 17h16
Oportunidades

Agência do Trabalhador de Apucarana tem 273 vagas de emprego disponíveis

14 MAI 2021 às 17h04
Ultrapassa teto salarial

Deputada apresenta projeto para derrubar canetada que eleva salário de Bolsonaro

14 MAI 2021 às 16h58
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados