A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou um balanço do primeiro mês de funcionamento da linha "Centro Livre" que percorre o centro de Londrina com parada em 14 pontos e duração média de 25 minutos.
Em 28 dias de funcionamento, 774 passageiros utilizaram o cartão transporte para embarque, uma média de 27 passageiros por dia. Como idosos embarcam pela porta traseira, a estimativa da CMTU é de que cerca de mil pessoas tenham utilizado o serviço gratuito. Durante o trajeto, os pontos da rua Minas Gerais, em frente ao Palácio do Comércio e o que fica em frente à Catedral, foram os que apresentaram maior volume de pessoas no embarque e desembarque.
Apesar do baixo número de passageiros, a expectativa da CMTU é de que o acesso à linha cresça nos próximos meses. "A tendência é que as pessoas participem mais do comércio de rua após o pagamento do 13º salário, com as promoções e atratividades previstas para o final do ano. Temos observado a eficiência do boca a boca: os próprios usuários têm contribuído na propagação do serviço", analisa o gerente de transportes da CMTU, Wilson de Jesus.
Leia mais:
Funcart está com inscrições abertas para Curso Intensivo de Iniciação Teatral em Londrina
Rompimento de rede afeta abastecimento na região Leste de Londrina
Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia
A partir desta sexta-feira, (28) os usuários da linha gratuita deverão apresentar o cartão transporte para embarque, apenas para a liberação da catraca, sem o desconto do crédito. Pessoas acima dos 65 anos poderão embarcar pela porta de trás, com a apresentação de um documento de identificação com foto (RG ou habilitação). Guarda Municipal, Polícia Militar e funcionários dos Correios, devidamente uniformizados e identificados, também poderão utilizar a linha sem a apresentação do cartão.
A linha Centro Livre começa na travessa Padre Eugênio Herter (quase esquina com a avenida São Paulo), ruas Pio XII, Pernambuco, Pará, avenida Higienópolis, rua Benjamim Constant, avenida Duque de Caxias, ruas Sergipe, Minas Gerais, Souza Naves, Pará e Professor João Cândido, retornando para a travessa, no ponto original. O trajeto completo tem início às 8h e término às 18h25 durante a semana e nos dois primeiros sábados do mês. Nos demais sábados, a linha funciona até as 13 horas.