Pesquisar

Canais

Serviços

- Bruno Amaral/ Defesa Social
Pandemia acabou?

Operação na rua Paranaguá registra mais de 80 infrações por aglomeração em Londrina

Redação Bonde com N.com
23 ago 2021 às 17:50
Continua depois da publicidade

O último final de semana foi movimentado para as equipes de fiscalização da Prefeitura de Londrina. As operação, que buscam impedir aglomerações, teve com foco principal a rua Paranaguá e imediações, local onde tem sido recorrentes os episódios de desrespeito às medidas de prevenção e combate à pandemia. Com a grande concentração de pessoas, os trabalhos iniciaram na última quinta-feira (19) e finalizaram no domingo (22).

Continua depois da publicidade


Ao todo, nesse período, a Guarda Municipal registrou 81 infrações referentes a irregularidades diversas e flagrantes de descumprimentos das normas dos decretos do Município e do Estado. Os dados são da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Diretoria Operacional da GM. De quinta a domingo, foram contabilizadas 58 casos de infração de trânsito, 14 pelo não uso de máscara protetora, oito por descumprimento da lei seca municipal, além de o recolhimento de um veículo.

Continua depois da publicidade


Durante as fiscalizações, interdições de trânsito e bloqueios foram feitos pela GM na rua Paranaguá, onde a fiscalização foi intensificada para evitar focos de transmissão do coronavírus. A determinação para toque de recolher vigente pelo governo estadual impede a circulação de pessoas nos espaços públicos da meia-noite às 5h da manhã. E a lei seca municipal proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas, das 22h às 8h da manhã.


Ocorreram ações paralelas neste final de semana, com atuação da GM e participação de diferentes órgãos, incluindo uma operação mais ampla na sexta. Com a flexibilização das restrições, houve um relaxamento por parte das pessoas, que estão criando aglomerações em bares e restaurantes. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, mesmo que exista algum controle interno, o uso de máscara e o distanciamento adequado estão sendo desrespeitados, o público fica nas ruas consumindo bebidas e, assim, é necessário um trabalho de fiscalização mais intenso e objetivo, como foi feito na rua Paranaguá, visando coibir tais situações que causem risco à saúde e segurança pública.

Continua depois da publicidade


Somente na última quinta-feira (19), a GM constatou, na rua Paranaguá, 45 infrações de trânsito, entre outras situações que ferem os decretos municipais em vigência contra a Covid-19. Na sexta-feira (20), nessa mesma localidade, dois estabelecimentos receberam auto de infração, e outros três foram notificados por problemas como música ao vivo audível do lado externo, regularização e alvará e outras irregularidades.


Também no dia 20, houve verificação de estabelecimentos na rua Goiás, avenida Waldemar Spranger e avenida Higienópolis, onde uma mesma distribuidora de bebidas recebeu auto de infração e termos de intimação e interdição, devido aos recorrentes desrespeitos às legislações.

No sábado (21) e madrugada de domingo (22), foram 24 infrações registradas pela GM, sendo uma delas o recolhimento de um veículo parado em área inapropriada e com licenciamento atrasado.


Continue lendo