O Núcleo de Participação Popular (NPP) da Prefeitura de Londrina, responsável pelo Orçamento Participativo, está organizando o ciclo 2002 do programa que terá início no mês de maio. Está prevista a realização de 50 plenárias (25 informativas e 25 deliberativas). "Enquanto pensamos o ciclo 2002 estamos finalizando o ciclo do ano passado", comenta Nelson Cardoso, coordenador geral do NPP.
Cardoso informa que na segunda quinzena de março terá o início o processo das Plenárias de Retorno junto à população. Durante o mês, os membros do NPP levarão às microrregiões informações sobre o processo de 2001, da elaboração do orçamento, à tramitação do projeto na Câmara, passando pela fase de execução da primeira proposta aprovada pela comunidade.
"Ao todo foram aprovadas 32 propostas em primeiro lugar em todas as microrregiões que, agora estão, em fase de elaboração de planilha de custo na secretaria ou autarquia responsável", diz Cardoso. Para o mês de abril, está agendada a Caravana da Cidadania que consiste em levar os conselheiros do Orçamento Participativo nas obras que estão sendo executadas pela Prefeitura a partir da deliberação da comunidade. "Os conselheiros vão visitar as obras para conhecer a realidade de cada local".
Leia mais:
Número de casos de Covid-19 cresce 273% entre julho e agosto em Londrina
Londrina tem quatro pontos com radares de velocidade em teste; veja os locais
Operação Shamar prende suspeito de estupro de vulnerável após fuga por telhados em Londrina
Museu do Café, em Londrina, comemora primeiro aniversário e ganha site próprio
Começa no próximo sábado, dia 9, no Salão Nobre da Prefeitura, o curso de Formação e Capacitação de conselheiros do Orçamento Participativo, com carga horária de 8 horas. O conteúdo abrange temas como arrecadação e tributação municipais; noções sobre as leis que tratam do Orçamento Público e participação do cidadão na gestão das políticas públicas. O curso, que acontece durante todo o dia, tem como monitores Edson Antonio de Souza e Neiva Alves Bertier.