Cerca de 200 idosos do patrimônio Regina (região sul) foram convidados a participar de uma palestra sobre a prevenção de doenças causadas pela hipertensão. A atividade, que integra o Programa Saúde da Família (PSF) da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada neste sábado, no salão da igreja São José Operário, que fica no patrimônio, às 16h.
De acordo com a fisioterapeuta do PSF nas regiões norte e leste, Ligian Muliterno Pelegrino, que irá ministrar a palestra, a hipertensão arterial provoca uma série de irregularidades no organismo, entre as quais alterações cardiovasculares, dificuldade do retorno venoso (do sangue para o coração) e retenção urinária. Além disso, é uma das causas de complicações como trombose, derrame, infarto do miocárdio, entre outras doenças.
Ligian acrescentou que os exercícios metabólicos são essenciais para a ativação sangüínea e, consequentemente, responsáveis por regular a pressão arterial. "As pessoas, ao realizarem atividades físicas, liberam o hormônio do prazer, conhecido como serotonina, que faz melhorar o humor", explicou. "Vou fazer um bate-papo com os pacientes para conscientizá-los sobre a importância da movimentação do corpo."
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Além da palestra, Ligian vai ensinar aos idosos alguns exercícios de alongamento para prevenir a dor e cuidar da postura. O fisioterapeuta disse ainda que o principal objetivo da palestra é alertar os idosos sobre a necessidade dos exercícios metabólicos e os benefícios que trazem para a saúde. Segundo ela, quem não faz atividades físicas perde mais massas muscular e óssea do que o permitido, podendo ter osteoporose e dificuldades no equilíbrio.