Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Peça teatral "O Casamento do Pequeno Burguês" estreia neste sábado

Reportagem Local
30 nov 2023 às 11:25
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Livre Teatro estreia neste sábado (02), às 20 horas, a sua primeira montagem: “O Casamento do Pequeno Burguês”, no Centro Cultural SETA. 


O espetáculo é uma livre adaptação da peça do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, de 1919. A comédia, com contornos de tragédia do cotidiano, mesmo depois de mais de 100 anos de sua primeira montagem, segue atual, colocando em cena questões como: modelo ideal de família, violência de gênero, velhice, fidelidade, entre outros tabus e costumes que constituem as relações humanas. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A peça será reapresentada entre os dias 03 e 06 de dezembro, às 20 horas, no Centro Cultural SETA. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla

Leia mais:

Imagem de destaque
ZONA OESTE

Viadutos próximos da UEL devem receber iluminação por LED até a próxima semana

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

Prefeitura promove audiência pública para debater área de expansão urbana de Londrina

Imagem de destaque
PARA ATUAR COMO TUTORES OU SUPERVISORES

UEL seleciona profissionais e docentes para o Projeto Mais Médicos para o Brasil

Imagem de destaque
INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 15 DE MARÇO

Piscicultores já podem se inscrever para a 30ª Feira do Peixe Vivo de Londrina


Na montagem dirigida pelo dramaturgo, diretor e ator, Luan Valero, uma tradicional família pequeno-burguesa se reúne para o jantar em comemoração ao casamento de Jacob e Maria. Entre pedaços de bacalhau e taças de vinho, a temperatura e os ânimos se elevam. 

Publicidade


E assim, mistérios e segredos, escondidos por detrás das máscaras sociais com que cada um dos personagens se apresenta quando está de cara limpa, vão se revelando.


Nesse desmoronar de fachadas, cacos e sobras de dignidade humana se misturam com o entulho da casa onde o jovem casal passará o resto de seus dias. A casa, aliás, é elemento fundamental nesta montagem, ultrapassando o papel de mero cenário. 

Publicidade


Montada para ser encenada em um espaço não convencional, a peça ocupará o lugar onde antes havia uma casa de madeira, tipicamente londrinense, que foi demolida este ano. Na trama, a casa ganha status de personagem catalisador dos conflitos desses homens e mulheres, encobertos pelo reboco trincado da hipocrisia. Tudo está prestes a ruir.


“O Casamento do Pequeno Burguês”, na sua versão original, é uma das primeiras produções de Brecht. Valero ressalta que nesta peça, o autor, influenciado pelo expressionismo alemão, apresenta um texto que, em muitos aspectos, se difere daqueles que viriam a ser marcos do chamado Teatro Épico, como “O Círculo de Giz Caucasiano”, “Mãe Coragem e Seus Filhos” e “Os Fuzis da Senhora Carrara”. 


“Brecht tem em ‘O Casamento do Pequeno Burguês’, uma abordagem mais próxima de um teatro popular, apresentando tipos, antes de personalidades singulares, humor sagaz e, necessariamente, político”, observa Valero.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
"O Casamento do Pequeno Burguês" estreia neste sábado (2)
Livre Teatro abre temporada em Londrina com adaptação do texto O casamento do pequeno Burguês, de Bertold Brecht, no Centro Cultural Seta, em Londrina
Receba notícias do Bonde no Whatsapp/Telegram e fique por dentro de tudo!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade