Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção de doenças

Pesquisa da UEL mostra benefícios do consumo de amendoim para a saúde

Reportagem Local
03 jun 2024 às 11:15
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O amendoim é um dos mais tradicionais petiscos da culinária brasileira. Na mesa do bar ou servindo de alimento base para guloseimas como a paçoca e o pé de moleque, é indispensável para muitos brasileiros. 


Além de saboroso, o amendoim atua na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer, como aponta pesquisa encabeçada por professoras do Centro de Ciências Agrárias da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente professora do curso de Tecnologia em Alimentos na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Juliany Piazzon Gomes conta que a pesquisa “Peptídeos Bioativos de Amendoim Produzidos por Tecnologias Emergentes” começou em 2020, quando estava ingressando em seu doutorado na UEL. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Marcas do Tempo

Plaenge: da construção de um sonho ao legado na história de Londrina

Imagem de destaque
Programe-se

Confira a programação de festas e diversões no Dia das Crianças em Londrina

Imagem de destaque
Nossa Senhora Aparecida

Dia da Padroeira: confira a programação de missas nas principais Paróquias de Londrina

Imagem de destaque
Beleza e potência do feminino

"Graça": voz de Gal Costa embala novo espetáculo do Ballet de Londrina


Foi quando conheceu Thais de Souza Rocha, coordenadora do PPG-CA (Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos), que se tornou sua orientadora. 

Publicidade


Rocha trabalha com peptídeos bioativos de proteínas de origem animal e vegetal desde seu pós-doutorado. O amendoim, sugerido por Gomes, uniu as duas no projeto, que tem o objetivo de estudar a leguminosa, suas possibilidades e benefícios para, futuramente, resultar em produtos benéficos à saúde da população.


FARELO PEANUT MEAT


“O problema do amendoim era a gordura”, explica Rocha. Mesmo tendo de 20% a 30% de proteína em sua composição, essa parte do alimento acaba se tornando um coproduto, servindo principalmente de ração para animais. Assim, o aproveitamento dessa parte proteica direcionado para a alimentação humana “fica para trás”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Pesquisa da UEL mostra benefícios do amendoim para saúde
Pesquisa da UEL e UTFPR explora benefícios do amendoim, focando em peptídeos bioativos para prevenir doenças como diabetes e câncer.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo