26/07/21
Cidadania honorária

Pesquisador de cartas de Chico Xavier será homenageado em Londrina

O advogado Carlos Augusto Perandréa, 80 anos, pós-graduado em Criminologia, que construiu carreira no Banco do Brasil e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), será homenageado pela Câmara de Vereadores e Prefeitura com o título de Cidadão Honorário de Londrina nesta segunda-feira (17), às 20h, durante sessão solene do Legislativo. A iniciativa para concessão da honraria foi do vereador Péricles Deliberador (PMN), proposta sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da lei n° 12.131, de 25 de julho de 2014.

Devanir Parra/CML
Devanir Parra/CML


Carlos Augusto Perandréa nasceu em Bernardino de Campos (SP), em 1934. Após uma rápida passagem por Pirajú (SP), Perandréa mudou-se para Londrina com a família em setembro de 1939. Estudou nos colégios Mãe de Deus e Hugo Simas. Amante do esporte, participou ainda criança da primeira equipe de futebol infantil de Londrina, conhecida como Sociedade Esportiva Palmeiras ou "Palmeirinhas" e da fundação da Primeira Academia de Box, Halterofilismo e Luta Livre da cidade. Ao completar 18 anos começou a trabalhar na Rádio Londrina, como técnico de som e depois comentarista esportivo.

A carreira de bancário de Perandréa teve início em 1957 no Banco do Brasil, ano que também participou da fundação e construção da sede da AABB em Londrina. Em 1965 formou-se no curso de Grafoscopia (verificação da autoria e autenticidade de assinaturas e textos manuscritos), Datiloscopia e Documentoscopia e foi promovido ao cargo de primeiro Grafotécnico do Banco do Brasil no Norte do Paraná. Passou a ministrar cursos para os demais funcionários da instituição e aposentou-se em 1986.

Carreira acadêmica - Em 1974 formou-se em Direito pela Faculdade Integrada do Triângulo Mineiro e concluiu sua pós-graduação em Criminologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1979. Ingressou como docente da UEL em 1972 para dar aulas nas disciplinas de Medicina Legal, Identificação Datiloscópica e Grafotécnica, Deontologia e Ética Profissional, Odontologia Legal, e Ciências Policiais.

Reconhecido pela sua expertise, Carlos Perandréa ganhou notoriedade nacional em razão da pesquisa realizada durante 14 anos (1977 a 1991) para análise da autenticidade das cartas psicografadas pelo conhecido médium mineiro Francisco Xavier, morto em 2002. O resultado do trabalho foi publicado na revista Semina da UEL em 1991 e motivou a utilização por advogados de cartas psicografadas por Francisco Xavier em Tribunais de Juri para absolvição dos réus, inocentados pelas vítimas. A pesquisa de Perandréa prossegue até os dias atuais, agora com foco no conteúdo das mensagens e utilizadas na edição de cinco livros que estão no prelo e cujos direitos autorais foram cedidos a entidades espíritas.

Perito Judiciário em Documentoscopia, nos últimos 49 anos (1965 a 2014), o advogado vem sendo recrutado por juízes para atuar em várias comarcas do Paraná e de outros estados brasileiros. Atualmente e contando com a parceria do filho, Carlos Augusto Perandréa Júnior, comanda o Laboratório Perandréa Perícias. Para o vereador Péricles Deliberador, a notoriedade e a especialidade do trabalho realizado por Carlos Augusto Perandréa justificam a homenagem. "É uma honra conceder a Cidadania Londrinense a uma personalidade, reconhecida nacionalmente por seu trabalho e que escolheu Londrina para construir sua carreira e constituir família", afirmou o vereador.
Redação Bonde com CML
Continue lendo
Porte ilegal

'Valentão' atira para o alto em briga de trânsito e é detido Londrina

26 JUL 2021 às 11h55
Violência doméstica

Suspeito de agredir esposa é detido e arma é apreendida em Alvorada do Sul

26 JUL 2021 às 11h25
Para revitalização

Trânsito muda no entorno do Boque Central; veja rotas alternativas

26 JUL 2021 às 11h10
Prepare os cobertores

Massa de ar polar derruba temperaturas a até -1°C nesta semana, prevê IDR-PR

26 JUL 2021 às 09h57
Entenda

Detido discute com colega e pede outra viatura para não ficar junto dele, em Londrina

26 JUL 2021 às 09h30
Região

Homem é executado enquanto dormia com a namorada em Sertanópolis

26 JUL 2021 às 09h02
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados