Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cidadania honorária

Pesquisador de cartas de Chico Xavier será homenageado em Londrina

Redação Bonde com CML
16 nov 2014 às 14:02
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O advogado Carlos Augusto Perandréa, 80 anos, pós-graduado em Criminologia, que construiu carreira no Banco do Brasil e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), será homenageado pela Câmara de Vereadores e Prefeitura com o título de Cidadão Honorário de Londrina nesta segunda-feira (17), às 20h, durante sessão solene do Legislativo. A iniciativa para concessão da honraria foi do vereador Péricles Deliberador (PMN), proposta sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da lei n° 12.131, de 25 de julho de 2014.

Carlos Augusto Perandréa nasceu em Bernardino de Campos (SP), em 1934. Após uma rápida passagem por Pirajú (SP), Perandréa mudou-se para Londrina com a família em setembro de 1939. Estudou nos colégios Mãe de Deus e Hugo Simas. Amante do esporte, participou ainda criança da primeira equipe de futebol infantil de Londrina, conhecida como Sociedade Esportiva Palmeiras ou "Palmeirinhas" e da fundação da Primeira Academia de Box, Halterofilismo e Luta Livre da cidade. Ao completar 18 anos começou a trabalhar na Rádio Londrina, como técnico de som e depois comentarista esportivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A carreira de bancário de Perandréa teve início em 1957 no Banco do Brasil, ano que também participou da fundação e construção da sede da AABB em Londrina. Em 1965 formou-se no curso de Grafoscopia (verificação da autoria e autenticidade de assinaturas e textos manuscritos), Datiloscopia e Documentoscopia e foi promovido ao cargo de primeiro Grafotécnico do Banco do Brasil no Norte do Paraná. Passou a ministrar cursos para os demais funcionários da instituição e aposentou-se em 1986.

Leia mais:

Imagem de destaque
Arena estava lotada

Chuva não impediu Ana Castela de brilhar em show no último dia de ExpoLondrina

Imagem de destaque
Salários atrativos

Candidatos fazem prova de concurso público estadual em Londrina

Imagem de destaque
Tempo fechado

ExpoLondrina: frequentadores usam bota, chapéu e guarda-chuva para curtir o último dia

Imagem de destaque
Para começar a semana

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta segunda-feira


Carreira acadêmica - Em 1974 formou-se em Direito pela Faculdade Integrada do Triângulo Mineiro e concluiu sua pós-graduação em Criminologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1979. Ingressou como docente da UEL em 1972 para dar aulas nas disciplinas de Medicina Legal, Identificação Datiloscópica e Grafotécnica, Deontologia e Ética Profissional, Odontologia Legal, e Ciências Policiais.


Reconhecido pela sua expertise, Carlos Perandréa ganhou notoriedade nacional em razão da pesquisa realizada durante 14 anos (1977 a 1991) para análise da autenticidade das cartas psicografadas pelo conhecido médium mineiro Francisco Xavier, morto em 2002. O resultado do trabalho foi publicado na revista Semina da UEL em 1991 e motivou a utilização por advogados de cartas psicografadas por Francisco Xavier em Tribunais de Juri para absolvição dos réus, inocentados pelas vítimas. A pesquisa de Perandréa prossegue até os dias atuais, agora com foco no conteúdo das mensagens e utilizadas na edição de cinco livros que estão no prelo e cujos direitos autorais foram cedidos a entidades espíritas.

Perito Judiciário em Documentoscopia, nos últimos 49 anos (1965 a 2014), o advogado vem sendo recrutado por juízes para atuar em várias comarcas do Paraná e de outros estados brasileiros. Atualmente e contando com a parceria do filho, Carlos Augusto Perandréa Júnior, comanda o Laboratório Perandréa Perícias. Para o vereador Péricles Deliberador, a notoriedade e a especialidade do trabalho realizado por Carlos Augusto Perandréa justificam a homenagem. "É uma honra conceder a Cidadania Londrinense a uma personalidade, reconhecida nacionalmente por seu trabalho e que escolheu Londrina para construir sua carreira e constituir família", afirmou o vereador.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade