Londrina terá quatro manifestações pró e contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) neste final de semana. Serão duas carreatas a favor dele e dois atos contra, no sábado (29) e domingo (30). A PM (Polícia Militar) acredita que os eventos transcorrerão de forma pacífica. O MPPR (Ministério Público do Paraná), por sua vez, expediu nesta sexta-feira (28) uma recomendação administrativa dirigida à governadora do Estado, Cida Borghetti (PP), com o objetivo de assegurar que as manifestações organizadas por grupos de mulheres previstas para ocorrerem em todo o Paraná amanhã sejam realizadas de forma pacífica.
Segundo a PM, em caso de eventos, a corporação deve ser informada por meio de ofício. Esse tipo de notificação não costuma ocorrer, porém, o setor de inteligência realiza o monitoramento e garante o policiamento. "Acredito que vão ser passeatas, manifestações pacíficas. A previsão é que sejam eventos ordeiros. Vai haver reforço policial, com aumento do efetivo não especificamente para esses eventos, mas para deixar as pessoas tranquilas com o trabalho preventivo. Se tiver um problema maior, outras equipes serão acionadas para ajudar", explica o major Edvaldo Vieira, subcomandante do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar).
O organizador da carreata a favor de Bolsonaro que acontece neste sábado, Ulisses Sabino, presidente estadual do PTC, "o delegado Francischini vai participar do evento e trazer a equipe própria de segurança". Cerca de 70 veículos já confirmaram presença no ato, mas não há como precisar o número total de participantes. "Teremos uma estrutura grande, com caminhões. A expectativa é muito boa, temos bastante aprovação", afirma.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A Ação Antifascita Londrina, que organiza a manifestação de domingo, informou que não fizeram pedido de segurança para a polícia.
Procurada, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), por meio da assessoria, informou que não irá se manifestar.
No documento do MPPR, que também é dirigido ao secretário de Estado da Segurança Pública, Julio Cezar dos Reis, ao Comando-Geral da Polícia Militar coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima, o MPPR recomenda que os órgãos assegurem o direito à realização de manifestações públicas pacíficas nos locais definidos e acompanhem os atos, intervindo somente se necessário para garantir a segurança de seus participantes. Nos casos em que houver necessidade de atuação repressiva das polícias Civil e Militar, deverão ser observados os meios adequados e proporcionais de contenção, evitando-se o uso de qualquer espécie de armamento, salvo em caso de necessidade inafastável.
Além disso, os policiais civis e militares devem ser orientados para que, nas abordagens policiais – que só devem ocorrer se motivadas por critérios objetivos –, a revista seja realizada por agentes do mesmo gênero da pessoa abordada, sem qualquer tipo de tratamento vexatório ou discriminatório.
Outro item do documento recomenda que a atuação da imprensa durante a realização dos atos, bem como a captação de imagem e som por qualquer pessoa, não seja impedida, devendo as forças de segurança se abster de apreender equipamentos de áudio, foto e vídeo dos manifestantes.
Ao expedir a recomendação, assinada pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, o Ministério Público do Paraná destaca a previsão constitucional de livre manifestação do pensamento e a necessidade de não haver criminalização das manifestações populares, bem como de qualquer setor da sociedade civil que delas participam, sem prejuízo das individualizações e do empenho na apuração dos ilícitos penais eventualmente cometidos, seja por civis ou militares.
Confira a programação dos atos deste fim de semana:
Sábado (29)
*Carreata a favor de Bolsonaro - às 9h
Organizado pelo PTC
Concentração e saída do Autódromo Internacional Ayrton Senna;
Trajeto: Avenida Winston Churchill;
- Avenida Saul Elkind;
- Rodovia João Carlos Strass;
- Avenida Dez de Dezembro;
- Avenida Leste Oeste;
- Rua Sergipe;
- Avenida Higienópolis;
-Avenida Madre Leonia
- Encerramento em frente à barragem do Lago Igapó;
*Manifestação "Mulheres Unidas Contra o Fascismo" – às 10h
Concentração no Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde, organizado pela 8M Londrina
Domingo (30)
*"Adesivaço" e carreata a favor de Bolsonaro – às 16h
Concentração e saída na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina;
- Avenida Dez de Dezembro;
- Avenida Saul Elkind;
- Avenida Francisco Gabriel Arruda;
- Avenida Rio Branco;
- Avenida Leste Oeste;
- Avenida Higienópolis;
- Avenida JK;
- Retorno para a praça Nishinomiya;
Organizado pelo PSL
*Manifestação "Todos Contra Bolso.na.ro! Londrina"
a partir das 16h, em frente a loja Pernambucanas, Calçadão
Organizado pela Ação Antifascista Londrina e Alternativa Popular Londrina
(Colaborou Mariana Sanches)