Quinze pássaros silvestres foram encontrados em uma residência no conjunto Maria Cecília, na zona norte de Londrina, no início da tarde desta sexta-feira (31) durante uma ocorrência de pertubação de sossego.
A Polícia Militar foi até o local, mas o proprietário da casa não acatou o pedido para diminuir volume do som instalado em um veículo. Assim, os policiais entraram na residência e encontraram cinco coleirinhas, oito trinca ferros e dois galos de campina mantidos em cativeiro sem licença ambiental.
O proprietário da casa fugiu pelos fundos da residência, mas a esposa confirmou que o casal sabia das irregularidades.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Maus tratos
De acordo com a Polícia Ambiental, que foi acionada para acompanhar a ocorrência, um dos pássaros galo de campina teve duas garras amputadas, provavelmente, durante a instalação da anilha. A polícia acredita que o pássaro foi capturado na fase adulta e anilhado ilegalmente com falsificação do selo do Ibama.
As gaiolas utilizadas também não apresentavam condições sanitárias com grande quantidade de fezes em contato com os alimentos e água das aves. Além disso, a quantidade de ração encontrada estava abaixo do necessário para alimentação dos pássaros.