Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Jd. Shangri-lá

Por acúmulo de irregularidades, Justiça determina interdição de asilo de Londrina

Redação Bonde
08 out 2020 às 12:00
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 8ª Vara Cível de Londrina determinou liminarmente que uma instituição de longa permanência de idosos sediada no jardim Shangri-Lá, zona oeste, seja interditada e encaminhe, em cinco dias, os idosos nela abrigados aos seus familiares. A decisão atende pedido formulado em ação civil pública pelo Ministério Público.


Conforme a ação, a Vigilância Sanitária Municipal e a Comissão de Acompanhamento de Denúncias do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso identificaram inúmeras e reiteradas irregularidades na instituição. O MP chegou a firmar termo de ajustamento de conduta com os responsáveis pela entidade, que, entretanto, não corrigiram as irregularidades, o que levou ao ajuizamento da ação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja também: Asilo de Rolândia é interditado por casos de Covid-19 entre idosos

Leia mais:

Imagem de destaque
Fluxo grande de visitantes

CMTU credencia ambulantes para a venda em cemitérios no Dia das Mães

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Garantir a segurança

Patrulha Escolar reforça policiamento nos colégios estaduais de Londrina

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson


O local já tinha determinação anterior de interdição por parte da Vigilância Sanitária, mas, para burlá-la, os proprietários simplesmente fizeram a troca da razão social da instituição, mantendo os idosos na mesma casa – e até recebendo um novo morador –, sob as mesmas condições indevidas.

Publicidade


A decisão judicial lembrou que a ré "incessantemente ignorou as obrigações e cuidados indicados pela Vigilância Sanitária, o que justifica a medida atual pleiteada pelo Ministério Público, em especial frente ao cenário de crise sanitária vivenciado em razão da pandemia do novo coronavírus” e determinou sua interdição imediata, estabelecendo multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.


Procurados, o promotor Miguel Sogaiar, que propôs a ação, e a coordenadora da Vigilância Sanitária de Londrina, Sônia Fernandes, não quiseram dar entrevista sobre o caso. Já Ana Karina Anduchuka, secretária interina do Idoso, disse que o órgão já tinha interditado o espaço em maio e agosto porque os responsáveis não regularizaram os erros apontados pela fiscalização.


Leia também:

Boletim de Londrina notifica um óbito e 185 novos casos de coronavírus


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade