Na entrevista coletiva semanal desta quarta (9), antecipada em razão do feriado do aniversário da cidade, o prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou a construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Juscelino Kubtischek e Higienópolis, no centro de Londrina. O orçamento ainda não foi elaborado, mas o secretário de Obras, Nelson Brandão, estima um custo aproximado de R$ 5 milhões.
Brandão explicou que o trânsito continuará fluindo exatamente como hoje, porém, com mais agilidade para quem trafega pela JK. Esta avenida poderá ser cruzada por um túnel (trincheira) – ou seja – quem está na JK e não deseja ir para a Higienópolis fará o caminho por baixo, sem precisar parar para dar preferência.
Já quem trafega pela Higienópolis, continuará utilizando a rotatória, que ficará por cima, da forma como está. "Mas haverá menor fluxo no cruzamento e o tempo de espera no semáforo da rotatória poderá ser reduzido", explicou o secretário.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Nelson Brandão afirmou que outras obras como essa precisam ser feitas, mas adiantou que por enquanto não há dinheiro. "São pontos de estrangulamento os cruzamentos da Avenida Rio Branco com a Avenida Leste-Oeste (Dom Geraldo Fernandes) e da Maringá com a Castelo Branco".
Cronograma
O dinheiro para a obra virá de um empréstimo ao Paraná Cidade, que deve ser aprovado pela Câmara Municipal. "Consideramos recursos próprios porque essa dívida terá de ser paga pelos cofres municipais", afirmou Brandão. A ideia, disse ele, é começar as obras em quatro meses e finalizá-las em seis. "Esperamos que até o final do ano que vem esta trincheira esteja pronta".
Segundo Brandão, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) fará os projetos urbanísticos e a Secretaria de Obra vai confeccionar os projetos de engenharia. A partir disso, a prefeitura saberá o valor exato a ser gasto e poderá licitar a empresa que construirá o túnel.