A prefeitura de Londrina realizou, na manhã desta quinta-feira (7), uma apresentação demonstrativa de ônibus articulados que podem ser utilizados no SuperBus, projeto de mobilidade urbano para o transporte coletivo que prevê investimentos de R$ 143 milhões a partir de 2016.
Foram apresentados três tipos de ônibus da Volvo, veículos de piso baixo, de piso alto e híbrido. Os técnicos analisaram as especificações, que serão usadas para planejar as ações de infraestrutura como, por exemplo, a altura da calçada dos pontos de ônibus e a estrutura de pavimentação necessária para suportar o tráfego dos veículos, quantidade de paradas de ônibus, entre outras.
Um dos veículos tem capacidade para até 170 passageiros, o dobro do atendido pelos veículos que atualmente atendem o transporte coletivo na cidade. O projeto do SuperBus prevê o transporte diário de até 130 mil passageiros.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
O assessor executivo para projetos especiais, Carlos Alberto Geirinhas, explicou que o objetivo de momento é coletar o máximo de informações possíveis para o projeto, que será entregue em junho à Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos.
Outras empresas também vão fazer demonstração de veículos nos próximos dias. "Decidimos, ao invés de tomar decisões em cima de catálogos, convidar as empresas de ônibus para virem a Londrina mostrar seus modelos, assim desde já poderemos programar um piso adequado, através do peso do veículo cheio e vazio e número de viagens, por exemplo".