Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obras concluídas

Prefeitura entrega duplicação da Aminthas de Barros e revitalização do Zerão

N.Com
11 mar 2020 às 21:10
- CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcelo Belinati oficializa, nesta quinta-feira (12), às 8h30, a entrega de duas obras concluídas entre as regiões central e sul de Londrina: a duplicação da Avenida Aminthas de Barros e a revitalização completa da Área de Lazer Luigi Borghesi, o Zerão. Juntamente com o ato de entrega, que irá ocorrer ao lado da academia ao ar livre do Zerão, o trânsito da Aminthas de Barros estará novamente liberado para veículos até a Avenida Higienópolis, finalizando, assim, a abertura total da duplicação, já com toda a sinalização nova no local.

Além da execução do alargamento de pistas, com pavimentação renovada, a obra permitiu adequações diversas que beneficiarão os motoristas e pedestres que transitam por aquela região, incluindo pintura e revitalização de calçadas, meios-feios, galerias pluviais, sinalização horizontal e vertical, instalação de iluminação LED, entre outras intervenções. A obra foi executada pela empresa Imai e Barreto Engenharia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com investimento de aproximadamente R$ 3,1 milhões, entre recursos federais e municipais, a obra vem para melhorar as condições de tráfego e o fluxo de veículos para quem percorre a Avenida Aminthas de Barros a partir da Higienópolis, sentido Rua Senador Souza Naves, que também teve um trecho duplicado neste mesmo pacote, desde a rotatória do Monumento à Bíblia até a Rua da Canoagem. Neste local, a liberação do trânsito foi feita na última sexta-feira (6). Também foi duplicada uma parte da Rua Antônio de Morais Barros, próxima à antiga Casa do Papai Noel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento tradicional

Feira do Peixe Vivo de Londrina acontece na Tomi Nakagawa nesta quarta e quinta-feira

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Policiais militares desocupam mocó da Rua Belém antes de demolição

Imagem de destaque
Transfobia

Em julgamento de 12 horas, réus por transfeminicídio são condenados em Londrina

Imagem de destaque
Evento começa em abril

ExpoLondrina vai ter estande dedicado ao turismo do Norte e Norte Pioneiro


De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a melhoria na mobilidade de trânsito e o desafogamento dos trechos duplicados são os principais benefícios gerados pela iniciativa da Prefeitura. "A duplicação da Aminthas de Barros, bem como dos trechos na área da Souza Naves, e as devidas alterações de sinalização, irão facilitar o percurso de quem vai da Avenida Higienópolis até a área do Centro Cívico, e vice-versa, uma vez que o fluxo de veículos é muito alto nestes locais. Mais uma obra importante foi entregue a Londrina pela atual gestão, que vem trabalhando intensamente em todas as áreas de cidade”, disse.

Publicidade


Semáforos – Para dar todas as condições de trânsito e segurança aos usuários, um novo semáforo foi instalado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre a Aminthas de Barros e a Rua da Lapa.


De acordo com o gerente operacional de trânsito da CMTU, Laércio Voloch, a instalação do dispositivo neste local é necessária para garantir que os condutores de veículos, que vêm da Rua da Lapa, possam fazer sua conversão ao lado esquerdo sem correr riscos. "Como o movimento é intenso nesta área, sem este semáforo os motoristas poderiam ficar parados no canteiro, aumentando o risco de travar o trânsito e causar acidentes”, informou.

Publicidade


Também houve o reposicionamento de outro semáforo, localizado no cruzamento da Aminthas de Barros com a Higienópolis. A estrutura teve de ser deslocada cerca de três metros para ficar alinhada, com ajustes feitos juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.


Zerão revitalizado

Publicidade


Por meio de uma grande força-tarefa, empenhada pela Prefeitura de Londrina, em trabalho integrado envolvendo diversas secretarias e órgãos, o espaço de lazer do Zerão, um dos pontos mais bonitos e frequentados da cidade, foi totalmente recuperado. A série de melhorias, iniciadas no final de 2019, proporcionam à população um ambiente mais adequado às práticas esportivas e momentos de descanso. A área conta com uma pista de caminhada de 1.050 metros, que circunda a área, um anfiteatro e parquinho e é entrecortado por um pequeno riacho.


Houve a revitalização de ruas de acesso e pistas de caminhada do local, com recape asfáltico, aplicação de pedriscos, reconstrução de meio-fio, poda, erradicação e plantio de árvores, instalação de dois novos parquinhos e adequações nos antigos, troca de equipamentos e aparelhos da academia ao ar livre, recuperação das quadras esportivas e pista de skate, além de troca de iluminação com instalação de 149 pontos de luminárias LED. Também foram realizados o desentupimento de bueiros e melhorias em bancos, lixeiras e outros.

Publicidade


Segundo João Verçosa, o Zerão passou por um tratamento completo em todos os seus componentes, trazendo melhorias infraestruturais diversas que servirão para a boa e plena utilização do espaço de lazer. "Os frequentadores agora dispõem de um local com condições mais adequadas, bem melhor iluminado, seguro, sinalizado, com pistas e quadras melhoradas. Isso só foi possível com o empenho de várias secretarias e órgãos”, afirmou.


O secretário contou, ainda, que, em alguns pontos, como próximo ao Ginásio Moringão, também foram necessárias algumas adequações e adaptações em galerias pluviais, com a instalação de um novo ramal para atender as demandas.

Os trabalhos no Zerão foram desenvolvidos, conjuntamente, pelas secretarias municipais de Obras e Pavimentação, do Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Sercomtel Iluminação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade