Os motoristas que trafegam pela região norte de Londrina estão vendo as melhorias na região. Uma das principais é a reconstrução da rotatória da Avenida Winston Churchill, em frente ao Terminal do Ouro Verde. Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito Marcelo Belinati foi até lá para ver como ficaram as obras e liberou oficialmente a circulação de veículos pela via, que faz parte do corredor do SuperBus.
No local, a Prefeitura de Londrina fez duas pistas novas para os motoristas que seguirem direto no sentido centro-zona norte e zona norte-centro e pistas laterais para aqueles que forem no sentido zona norte-bairro e vice-versa. Além disso, foi realizado todo o recape asfáltico da Winston Churchill, instalada a iluminação em LED, construída a ciclovia, as faixas exclusivas para os ônibus do transporte coletivo e as galerias pluviais que ajudarão a direcionar a água das chuvas de forma que não ocorra mais enchentes naquela localidade.
"Essa é uma obra que vem se somar a tantas outras feitas em Londrina, com o objetivo de trazer mais segurança no trânsito e qualidade de vida para as pessoas, fazendo com que elas cheguem mais cedo de volta para casa, depois de um dia de trabalho, e diminuindo o risco de acidentes e atropelamentos”, disse o prefeito Marcelo Belinati.
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Para o morador do Jardim Imagawa, Otávio Ribeiro de Amaral, a obra vem ajudar a desafogar o trânsito na região, principalmente nos horários de grande movimento, em que até os pedestres têm dificuldades para atravessar de um lado ao outro das vias. "Eu ando bastante de ônibus e acho que ficou muito boa essa obra. No começo, até o pessoal entender pode ser complicado, mas acredito que depois, o povo vai respeitar mais e vai obedecer a faixa de pedestre. No meu ver, o prefeito Marcelo Belinati está sendo um dos melhores dos últimos tempos, porque em todo o lugar que a gente anda tem obra, se não tá concluída, tá em andamento, e isso tem na minha região também”, disse o morador.
Os motoristas que dirigirem no sentido centro-zona norte e vice-versa têm pistas duplicadas para seguirem direto seu trajeto, sem precisar contornar a antiga rotatória. Eles devem se atentar aos sinaleiros, que foram instalados no local. Sobre isso, o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), major Sérgio Dalbem, explicou que os agentes municipais de trânsito devem permanecer no local, fazendo a orientação e a conscientização dos motoristas até que todos compreendam as mudanças com a liberação das novas faixas.
Além disso, orientação é que os motoristas que estão na avenida e pretendem adentrar aos bairros Imagawa, Ouro Verde, Conjunto Habitacional José Garcia Molina, Carnascialli e Jardim dos Alpes, por exemplo, fiquem nas pistas fora da rotatória, junto com a faixa exclusiva para o transporte coletivo, e deixem a faixa central para aqueles que seguirão reto, continuando na Av. Winston Churchill. "Subindo pela Av. Winston Churchill, na direção norte-centro, o motorista que vai entrar para os bairros deve ficar na faixa da direita, porque agora isso é permitido. Pedimos para que o motorista não venha a fazer a mudança de direção quando estiver dentro da rotatória e isso serve também para o sentido sul-norte. Esses são os problemas mais complicados para o momento da adaptação e por isso os agentes de trânsito ficarão aqui para orientar”, disse o major.
A Avenida Winston Churchill é considerada um grande corredor do trânsito, visto que ela tem ligação com a Avenida Francisco Gabriel Arruda – via que sai da Avenida Saul Elkind em direção à Avenida Tiradentes, mudando de nome para Av. Winston Churchill- e com a Avenida Rio Branco, onde a Prefeitura de Londrina está construindo um viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, onde trafegam diariamente, em momentos de rush, cerca de 20 mil veículos.
Nova Conversão- Além dessa reconstrução da rotatória da Avenida Winston Churchill com as Ruas Tanganica e Tanzânia e a Avenida dos Amigos, agora os motoristas têm uma nova conversão. Aqueles que dirigem no sentido centro-zona norte têm uma nova alça de acesso para a Lucílio de Held. Assim, eles convergem à esquerda antes de chegarem no viaduto, por onde passa a linha férrea.
Reforma do Terminal – Outro novidade para a região é a reforma do Terminal do Ouro Verde. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, os projetos arquitetônicos para a modernização e ampliação do terminal de ônibus já estão em fase de licitação. Eles são importantes, pois englobam projetos para a fundação, para a parte elétrica e estrutural, de climatização e a pavimentação do espaço.
Quando prontos, os projetos permitirão a abertura do processo licitatório para a construção do espaço, que deve ficar em torno de R$ 7 milhões. "Esse Terminal está acanhado e não é mais suficiente, porque não consegue receber determinados tipos de ônibus. A exemplo de outros terminais, como o do Vivi Xavier e do Milton Gavetti, o Terminal do Ouro Verde e do Acapulco devem iniciar as obras ainda este ano”, contou Canhada.
A Prefeitura de Londrina já fez a reconstrução dos 2.503,45 m² do Terminal Urbano Milton Gavetti, situado na Avenida Sylvio Barros – Gleba Jacutinga; e dos 2.951,18 m² do Terminal Urbano do Vivi Xavier, que fica na Av. Saul Elkind com a Rua Joubert de Carvalho. Agora, os próximos serão os 3.874,27 m² do Terminal do Ouro Verde (na Av. dos Amigos, no Jardim dos Alpes) e os 3.488,35 m² do Terminal do Acapulco, situado na Av. Chepli Tanus Daher, s/n, no Conjunto Cafezal.
Em agosto do ano passado, a Prefeitura entregou as obras de drenagem e pavimentação asfáltica realizadas na Avenida Francisco Gabriel Arruda, desde a rotatória da Avenida das Nações até o cruzamento com a Avenida Saul Elkind, na região norte de Londrina.