30/07/21
PUBLICIDADE
Obras concluídas

Prefeitura libera o trânsito no último trecho da Avenida Winston Churchill

Vivian Honorato/ N.com
Vivian Honorato/ N.com


Os motoristas que trafegam pela região norte de Londrina estão vendo as melhorias na região. Uma das principais é a reconstrução da rotatória da Avenida Winston Churchill, em frente ao Terminal do Ouro Verde. Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito Marcelo Belinati foi até lá para ver como ficaram as obras e liberou oficialmente a circulação de veículos pela via, que faz parte do corredor do SuperBus.

No local, a Prefeitura de Londrina fez duas pistas novas para os motoristas que seguirem direto no sentido centro-zona norte e zona norte-centro e pistas laterais para aqueles que forem no sentido zona norte-bairro e vice-versa. Além disso, foi realizado todo o recape asfáltico da Winston Churchill, instalada a iluminação em LED, construída a ciclovia, as faixas exclusivas para os ônibus do transporte coletivo e as galerias pluviais que ajudarão a direcionar a água das chuvas de forma que não ocorra mais enchentes naquela localidade.

"Essa é uma obra que vem se somar a tantas outras feitas em Londrina, com o objetivo de trazer mais segurança no trânsito e qualidade de vida para as pessoas, fazendo com que elas cheguem mais cedo de volta para casa, depois de um dia de trabalho, e diminuindo o risco de acidentes e atropelamentos”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

Para o morador do Jardim Imagawa, Otávio Ribeiro de Amaral, a obra vem ajudar a desafogar o trânsito na região, principalmente nos horários de grande movimento, em que até os pedestres têm dificuldades para atravessar de um lado ao outro das vias. "Eu ando bastante de ônibus e acho que ficou muito boa essa obra. No começo, até o pessoal entender pode ser complicado, mas acredito que depois, o povo vai respeitar mais e vai obedecer a faixa de pedestre. No meu ver, o prefeito Marcelo Belinati está sendo um dos melhores dos últimos tempos, porque em todo o lugar que a gente anda tem obra, se não tá concluída, tá em andamento, e isso tem na minha região também”, disse o morador.

Os motoristas que dirigirem no sentido centro-zona norte e vice-versa têm pistas duplicadas para seguirem direto seu trajeto, sem precisar contornar a antiga rotatória. Eles devem se atentar aos sinaleiros, que foram instalados no local. Sobre isso, o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), major Sérgio Dalbem, explicou que os agentes municipais de trânsito devem permanecer no local, fazendo a orientação e a conscientização dos motoristas até que todos compreendam as mudanças com a liberação das novas faixas.

Além disso, orientação é que os motoristas que estão na avenida e pretendem adentrar aos bairros Imagawa, Ouro Verde, Conjunto Habitacional José Garcia Molina, Carnascialli e Jardim dos Alpes, por exemplo, fiquem nas pistas fora da rotatória, junto com a faixa exclusiva para o transporte coletivo, e deixem a faixa central para aqueles que seguirão reto, continuando na Av. Winston Churchill. "Subindo pela Av. Winston Churchill, na direção norte-centro, o motorista que vai entrar para os bairros deve ficar na faixa da direita, porque agora isso é permitido. Pedimos para que o motorista não venha a fazer a mudança de direção quando estiver dentro da rotatória e isso serve também para o sentido sul-norte. Esses são os problemas mais complicados para o momento da adaptação e por isso os agentes de trânsito ficarão aqui para orientar”, disse o major.

A Avenida Winston Churchill é considerada um grande corredor do trânsito, visto que ela tem ligação com a Avenida Francisco Gabriel Arruda – via que sai da Avenida Saul Elkind em direção à Avenida Tiradentes, mudando de nome para Av. Winston Churchill- e com a Avenida Rio Branco, onde a Prefeitura de Londrina está construindo um viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, onde trafegam diariamente, em momentos de rush, cerca de 20 mil veículos.

Nova Conversão- Além dessa reconstrução da rotatória da Avenida Winston Churchill com as Ruas Tanganica e Tanzânia e a Avenida dos Amigos, agora os motoristas têm uma nova conversão. Aqueles que dirigem no sentido centro-zona norte têm uma nova alça de acesso para a Lucílio de Held. Assim, eles convergem à esquerda antes de chegarem no viaduto, por onde passa a linha férrea.

Reforma do Terminal – Outro novidade para a região é a reforma do Terminal do Ouro Verde. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, os projetos arquitetônicos para a modernização e ampliação do terminal de ônibus já estão em fase de licitação. Eles são importantes, pois englobam projetos para a fundação, para a parte elétrica e estrutural, de climatização e a pavimentação do espaço.

Quando prontos, os projetos permitirão a abertura do processo licitatório para a construção do espaço, que deve ficar em torno de R$ 7 milhões. "Esse Terminal está acanhado e não é mais suficiente, porque não consegue receber determinados tipos de ônibus. A exemplo de outros terminais, como o do Vivi Xavier e do Milton Gavetti, o Terminal do Ouro Verde e do Acapulco devem iniciar as obras ainda este ano”, contou Canhada.

A Prefeitura de Londrina já fez a reconstrução dos 2.503,45 m² do Terminal Urbano Milton Gavetti, situado na Avenida Sylvio Barros – Gleba Jacutinga; e dos 2.951,18 m² do Terminal Urbano do Vivi Xavier, que fica na Av. Saul Elkind com a Rua Joubert de Carvalho. Agora, os próximos serão os 3.874,27 m² do Terminal do Ouro Verde (na Av. dos Amigos, no Jardim dos Alpes) e os 3.488,35 m² do Terminal do Acapulco, situado na Av. Chepli Tanus Daher, s/n, no Conjunto Cafezal.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura entregou as obras de drenagem e pavimentação asfáltica realizadas na Avenida Francisco Gabriel Arruda, desde a rotatória da Avenida das Nações até o cruzamento com a Avenida Saul Elkind, na região norte de Londrina.
Redação Bonde com N.com
Continue lendo
Carga pesada

Motorista é detido com três toneladas de maconha escondidas em caminhão em Cambé

30 JUL 2021 às 16h54
Conversa fiada

Após ataques de Bolsonaro às eleições, Lira diz não ver chance em PEC do voto impresso

30 JUL 2021 às 15h38
Cobrança de propina para visto

Haitianos conseguem vir ao Brasil sem visto após denúncia de irregularidades

30 JUL 2021 às 15h23
'Crime anunciado'

Ex-funcionários da Cinemateca listam acervo perdido no incêndio e criticam Bolsonaro

30 JUL 2021 às 15h05
Tragédia

Bombeiros ainda lutam contra fogo na Cinemateca após 15 horas de incêndio

30 JUL 2021 às 14h58
Frio preocupante

Com sexta geada deste inverno no norte paranaense, IDR comenta medidas de prevenção no campo

30 JUL 2021 às 11h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados