Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sema

Prefeitura notifica 42 empresas em Londrina por alimentarem pombos

Redação Bonde/N.Com
11 jul 2016 às 15:53

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está notificando 42 empresas no município que armazenam ou distribuem grãos, por disponibilizarem alimentação para pombos. Durante vistorias, foi verificada a presença de aves nos locais e, em alguns casos, a existência de ninhos de pombos. A medida baseia-se no Código Ambiental do Município de Londrina, lei municipal 11.471/2012. De acordo com o texto da legislação, é proibido alimentar as aves livres na área urbana do município.

Segundo o gerente de Projetos e Análise Ambiental da Sema, Paulo Cezar Dolibaina, após receberem o comunicado, as empresas têm 30 dias para apresentar um plano de manejo e controle de pombos, seguindo a legislação vigente e as normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Caso não apresente o plano de controle, a empresa fica sujeita a multa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Dolibaina explicou que a população de pombos aumenta de acordo com a disponibilidade de alimento, abrigo e água. E no caso de cooperativas, que compõem a maioria das empresas fiscalizadas, podem ser encontrados nos locais duas espécies de pombos: a Columba livia, pombo-doméstico, que se alimenta e pode nidificar nos locais; e a Zenaida auriculata, conhecida como pomba-amargosa, que também se alimenta e eventualmente faz ninho no local. "Esta última espécie trata-se dos pombos que migram para a área urbana de Londrina, e utilizam a arborização de ruas e áreas verdes, como o Bosque Central, como dormitório", frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
licitação feita dia 23 de dezembro

Prefeitura de Londrina recebe 12 propostas para reforma do Museu de Arte

Imagem de destaque
Zona Sul

Com investimento de R$ 500 mil, Prefeitura de Londrina conclui obras de reforma da UBS Cafezal

Imagem de destaque
Serão 100 crianças beneficiadas

Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina

Imagem de destaque
Ouça aqui:

Segunda-feira será de sol e calor em Londrina e municípios da região

A proibição quanto à alimentação dos pombos permite que a população destes animais permaneça controlada. Também é proibido dar abrigo e cometer maus-tratos, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998. Denúncias envolvendo a alimentação e maus-tratos contra pombos podem ser feitas diretamente com a Gerência de Fiscalização da Sema, pelo e-mail [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo