O Executivo deve protocolar, nesta quarta-feira (3), na Câmara Municipal de Londrina, um projeto de lei que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde). Trata-se de uma medida de apoio e incentivo a propostas e projetos ambientais ligados à conservação do meio ambiente e adoção de tecnologias e boas práticas ambientais. A ação faz parte do Programa Bandeira Verde, que visa promover uma melhor cobertura arbórea e preservação do meio ambiente.
O programa prevê a destinação de recursos voltados ao financiamento de ações ambientais ou compartilhamento de recursos humanos, materiais e de infraestrutura. Os projetos poderão ser apresentados por cidadãos, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Para o prefeito Alexandre Kireeff, através do Proverde o município irá ampliar a capacidade de promover ações ambientais, contando com a participação efetiva da comunidade. "Queremos que Londrina se torne uma referência de sociedade realmente comprometida com a sustentabilidade", ressaltou.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Poderão ser inscritos no Proverde, por exemplo, projetos nas áreas de compensação de emissão de carbono, de reciclagem, de plantio de árvores, recomposição de fundos de vale e outras propostas que estejam de acordo com a política municipal do meio ambiente.
O recurso para a viabilização do programa virá do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que conta atualmente com saldo de R$ 1,2 milhão. O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), administrador deste fundo, vai deliberar qual o percentual a ser destinado, anualmente, ao programa. O Consemma irá compor também o Comitê Gestor do Programa, que, por sua vez, analisará as propostas e projetos ambientais apresentados.