Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Governo do Estado, realiza novo mutirão de serviços públicos, desta vez no Conjunto Panissa, na região oeste. As atividades serão realizadas das 9 às 17 horas, com concentração na Unidade Básica de Saúde (UBS) Panissa/Maracanã, que fica na Rua Ginástica Olímpica, 195. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, estará presente juntamente com os secretários municipais.
As atividades programadas para a segunda edição do mutirão de serviços públicos incluem a poda de árvores, capina e roçagem, doação de mudas, limpeza de bueiros, manutenção da rede elétrica, além de atividades esportivas e de lazer para a população.
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura e coordenador do projeto, Bruno Ubiratan, a proposta de realizar os mutirões prevê ações por toda Londrina. "É um programa importante, pois aproxima a Prefeitura e outros órgãos públicos da comunidade, realizando serviços essenciais durante os dois dias de atividades", destacou.
Leia mais:
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Quarta-feira será de tempo instável e temperatura amena em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Estão previstas nos dois dias de mutirão as participações das secretarias municipais de Obras e Pavimentação, do Ambiente, de Assistência Social, de Defesa Social, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sercomtel Iluminação, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), além de órgãos estaduais como Sanepar, Copel, e Polícia Militar. A Ong E-Lixo participa com o recolhimento de descartes de eletroeletrônicos.
Serviços – Nos dois dias de mutirão, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), através da Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação, vai realizar serviços de manutenção viária com a Operação Tapa-Buracos, reperfilamento asfáltico, limpeza de bueiros, substituição de guias e tampas de bocas de lobo, limpeza de fundos de vale com máquinas, execução e recuperação de meio-fio, patrolamento e acerto com brita em vias não pavimentadas, e recuperação de base de pavimento. A Gerência de Iluminação Pública da SMOP programou a execução de melhorias na rede de baixa tensão.
Também será iniciada a obra de recuperação da contenção de pista sobre bueiro localizado na Avenida Soiti Taruma. No final do ano passado, o bueiro foi danificado, afetando o trecho no sentido bairro-centro. A previsão é de que a obra seja concluída em cerca de 60 dias, com recuperação do sistema de drenagem, pavimentação, entre outros. O trabalho será executado por equipe própria da Prefeitura.
Durante o mutirão, a CMTU, por meio da Diretoria de Operações, irá promover a limpeza e atividades de capina e roçagem de canteiros na Avenida Mario Saraiva da Fonseca com a PR-445, e Avenidas Vinicius de Moraes, Juvenal Pietraroia, Soiti Taruma; de área pública na Rua Maria Corrêa com a Avenida Juvenal Pietraroia; do fundo de vale localizado na Avenida Juvenal Pietraroia, e na João Marques de Nóbrega até Manoel Pedro Macedo, e da praça que fica na rua João Marques de Nóbrega até Manoel Pedro Macedo. Também serão realizados serviços de espetagem, varrição de vias e remoção de detritos.
Já a Diretoria de Trânsito da CMTU estará no local para realizar serviços de sinalização viária e vertical, e a pintura de meio-fio em branco. E a Diretoria de Transportes vai revitalizar os pontos de ônibus.
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, vai reforçar o patrulhamento nos bairros onde acontecerão as ações, para que seja fortalecido um vínculo de confiança entre a instituição e a comunidade. O patrulhamento de viaturas irá ocorrer com carro e moto.
Também será levado ao mutirão o ônibus do programa "Crack, é possível vencer", que ficará na praça do Jardim Maracanã, com atendimento e orientações para a comunidade. Os agentes da Guarda Municipal também estarão à disposição para sensibilizar a população sobre o programa Patrulha Maria da Penha, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher.
Haverá ainda palestra com o coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, na Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, sobre evacuação e prevenção de incêndios. A palestra irá ocorrer pela manhã e tarde, às 8h10 e 13h40. A escola fica na Rua Camilo Simões, 326, no Parque Universidade.
A Ouvidoria-Geral do Município também participa do mutirão, com plantão de atendimento para a comunidade. Uma equipe do Departamento Social da Cohab fará orientação e esclarecimento sobre os programas habitacionais existentes no Município. A Sercomtel Iluminação fará troca de lâmpadas viárias e de ornamentação em áreas públicas.
A FEL levará para a comunidade atividades esportivas e de lazer, como mini-vôlei e mini-futebol. Já a Sema irá realizar poda e erradicação de árvores comprometidas, plantio e doação de mudas de ipê branco, ipê amarelo, oiti, escova de garrafa, resedás e manacá. A Sema também irá executar controle de cupim e formigas, além de roçagem em prédios públicos da região, como escolas municipais, UBSs, entre outros.
Dentre os órgãos estaduais que participam do mutirão na região oeste, a Sanepar irá levar equipes para inspeção da rede de água e esgoto, além de identificar possíveis irregularidades em imóveis. A Copel deverá realizar manutenção da rede de alta tensão, e a Polícia Militar irá intensificar o patrulhamento pelas ruas dos bairros.