O valor da passagem de ônibus não foi reajustado em Londrina nesta sexta-feira (10), mas deve subir até o final da próxima semana. A prefeitura conseguiu mais prazo para refazer os cálculos tarifários, mas, até então, não obteve liminar que anularia a decisão judicial que obriga o município a incluir, nas planilhas de custos do serviço, a cláusula de lucratividade de 7,5% das empresas. A sentença foi dada a uma ação das companhias que tramitava na Justiça desde 2008.
O responsável pela decisão, juiz Marcos José Vieira, da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, dilatou para a próxima sexta-feira (17) o prazo final para o município decretar uma nova tarifa. Atualmente, o preço da passagem é de R$ 2,95. Com a incorporação da cláusula de lucratividade das empresas, o valor pode chegar a R$ 3,25.
"Neste momento, a tarifa não sobe. Vamos reavaliar os valores, de acordo com uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral do Município. Trata-se de um trabalho minucioso. Um estudo mais aprofundado se faz necessário para que possamos ter a certeza da tarifa mais adequada, dentro da legalidade", informou o prefeito Alexandre Kireeff.