21/11/19
34º/21ºLONDRINA
Publieditorial

Prego ou parafuso: saiba qual o melhor para cada situação

Se você está começando a se interessar por reparos ou precisa reformar a casa, pode ter dúvidas quando ao uso de parafuso ou prego. Afinal, são iguais? Parecidos? Podem ser usados para todas as ocasiões?

Pixabay
Pixabay


O parafuso e o prego podem ser parecidos, mas possuem funções diferentes e devem ser usados de acordo com a situação. O parafuso, por exemplo, é uma peça metálica em formato cônico ou de cilindro e funciona como uma espécie de ligação e, por isso, é utilizado para fixar peças de maneira temporária. Na maioria das vezes, os parafusos são aplicados com o uso de uma furadeira, parafusadeira, chaves de fenda, phillips, fixa, podendo ser utilizado em conjunto com as porcas, buchas, arruelas de pressão, as peças responsáveis pelo encaixe.

Existem vários tipos de parafusos, como sextavado, francês, chip, madeira, allen, autobrocante. A principal função deles é fixar peças de madeira, metálicas e de diferentes espessuras e durezas. Por isso, os parafusos são indicados para a instalação de ferragens, fechaduras, dobradiças, móveis, puxadores, estruturas metálicas.

Já os pregos consistem em peças feitas de metal com pontas afiadas e com a parte superior achatada. Os pregos são usados em madeira, cercas, caixarias de construção.

Os pregos são uma maneira fácil de fixar duas peças de madeira juntas e são utilizados, na maioria das vezes, para uniões permanentes, como em serviços de construções média e em reparos de móveis, como cadeiras e mesas.

De maneira geral, é possível dizer que um parafuso se prende melhor à madeira e aos outros materiais porque possui sulcos espiralados responsáveis por se agarrar à superfície. Por cravarem melhor na madeira, os parafusos tendem a não escapar com facilidade, ao contrário dos pregos que, por serem retos, podem se soltar ao longo do tempo.



Em Londrina, você encontra a maior variedade de parafusos, porcas, chumbadores e arruelas na Macripar. Visite uma das lojas para conferir qual tipo se adapta melhor à sua necessidade ou acesse o site para conhecer todos os produtos:

Serviço:
Macripar Atacado
Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.004 - (43) 3324-0008
Rua João Guilherme, nº 371 - (43) 3027-0008
www.macripar.com.br

*Com supervisão de Sofia Mikrute
Caroline Knup*
comentários
Continue lendo
Então é Natal...

Londrina acende as luzes do Natal 2019 na sexta

Veja mais e a capa do canal