Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Coordenadora da CUFA

Presidente da Vila Cultural Flapt morre aos 64 anos em Londrina

Marco Feltrin - Redação Bonde
10 ago 2015 às 14:28

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A antropóloga Elena Maria Andrei, presidente da Vila Cultural Flapt e coordenadora da Central Única de Favelas (CUFA) em Londrina, morreu na noite de domingo (9) aos 64 anos, após complicações de uma infecção pulmonar. O corpo está sendo velado até ás 21h no cemitério Crematorium Londrina.

Nascida na Itália no dia 24 de janeiro de 1951, Elena mudou-se para o Rio de Janeiro com a família na década de 60. Após se formar em história e concluir seu mestrado em Antropologia da Arte/UFRJ, mudou-se para Londrina em 1992 integrando o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora Doutora em Antropologia Social/USP realizou importantes pesquisas nas áreas de cultura afro-brasileira e educação escolar, sendo que um de seus principais projetos foi a fundação da Vila Cultural Flapt, no Conjunto Aquiles Stenghel. Com muita dedicação, levou às crianças da comunidade um projeto importante para empoderamento e mudança social por meio de educação e cultura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina

Imagem de destaque
1º Hackathon Smart Cities

20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Operação Black Friday

Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina


"Uma pessoa que acreditava em um mundo melhor, mais colorido, com menos desigualdades sociais e preconceitos. Sua partida nos deixa uma lacuna que jamais será preenchida e a certeza de termos convivido com uma das pessoas mais incríveis desse mundo. Nossos pêsames e que Deus possa confortar a família", diz nota publicada pela Vila Cultural Flapt.


A CUFA também lamentou a morte da doutora em nota. "A Profa. Dra. Elena é uma referencia na luta contra o racismo, contra a intolerância religiosa e pelas ações junto às religiões de matriz Africana e Afro-Brasileira. Por meio da professora integramos nossas ações, trocar experiências e demos visibilidade aos jovens, principalmente os negros, juntos desenvolvemos com a comunidade da região norte de Londrina um laço de amizade em prol da vida".

A secretária de Cultura de Londrina, Solange Batigliana, manifestou pesar pela morte de Elena Andrei. "uma londrinense de coração e alma, pessoa importante do nosso cenário cultural. Foi conselheira no Conselho Municipal de Políticas Culturais de 2011 a 2013 e integrou a Comissão de Análise de Projetos Culturais do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Participava ativamente das Conferências de Cultura de Londrina, lutando sempre pela nossa cultura. A professora doutora em Antropologia Social/USP realizou importantes pesquisas nas áreas de cultura afro-brasileira e educação escolar, sendo que um de seus principais projetos foi a fundação da Vila Cultural Flapt, no Conjunto Aquiles Stenghel. Com muita dedicação, nossa presidente levou às crianças da comunidade um projeto importante para empoderamento e mudança social, por meio de educação e cultura".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo