Posse responsável e cuidados com animais foram temas do Projeto de Educação Ambiental (PEA), inciado em setembro e que foi concluído na semana passada na Escola Municipal Atanázio Leonel, no Jardim São Jorge, na zona norte de Londrina.
Idealizado pela vereadora Daniele Ziober Sborgi, o programa contou ainda com a participação da Guarda Municipal, do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e da SOS Vida Animal.
Do ponto de vista da responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carla Cordeiro, trata-se de uma iniciativa positiva. "São alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que conhecem o tema nas aulas de Ciências ao estudar os animais. Com essa vivência, há uma interação e discutem sobre cuidados que devem ter, respeito e, como a maioria tem um animal ou contato, passam a enxergar como devem ser tratados de uma outra maneira", explica.
Leia mais:
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
A ração adequada, a higiene e como a forma de tratamento pode influenciar no comportamento do bichinho também foram assuntos abordados. "Antes do encontro, houve um questionário e assim os professores já sabiam como as crianças se relacionavam com os animais", reforça.
Juntamente com as histórias que as crianças já vivenciaram com seus animais, de familiares ou da vizinhança, os educandos conheceram também as dos animais visitantes. "Os animais trazidos pela SOS Vida Animal possuem um histórico de abandono, ganharam um novo lar com o resgate e conseguem identificar o que são maus-tratos, bem como se sensibilizam."