Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja os locais!

Quase 4 km de ciclovias e ciclofaixas estão em fase de execução em Londrina

Fernanda Circhia - Redação Bonde
30 jan 2018 às 18:45

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atualmente, Londrina tem 39,2 km de ciclovias e ciclofaixas distribuídos em 29 ruas e avenidas da cidade. Conforme a Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), deste total, 3,7 km estão em fase de execução.

Segundo o instituto, dois locais estão em fase de obras e, em outro local, as obras estão previstas para serem concluídas ainda este ano. No entanto, ainda não foram retomadas. Um desses locais é a Avenida Europa, na zona sul da cidade. A avenida vai receber uma ciclovia no canteiro central em toda a extensão da via. São 1.360m executados pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) como medida mitigadora de impacto de trânsito mediante Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O outro local em fase de execução, é a Rua Tanganica, na zona norte de Londrina. A rua terá uma ciclofaixa com extensão de 1.970m. De acordo com o Ippul, o início da pré-marcação ocorreu no ano passado, e a execução está sendo realizada neste ano pela Companha de Trânsito e Urbanização (CMTU). Além desses dois locais, outro projeto da malha cicloviária pode ser executada ainda este ano. Com extensão de 5.790m, a obra na Avenida Saul Elkind teve início e deverá ser retomada em novo processo licitatório ainda este ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abre e fecha

Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina

Imagem de destaque
Para todas as idades

FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina

Imagem de destaque
'Nada Sincronizado'

Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira


Segundo pesquisa feita pelo Ippul, as vias mais utilizadas pelos ciclistas no município são Leste-Oeste, Dez de Dezembro, Juscelino Kubitschek, Higienópolis e Saul Elkind. A pesquisa começou em 2013 quando o instituto entrevistou 1,6 mil ciclistas de Londrina, tanto aqueles que utilizam a bicicleta como modo de transporte para circulação a trabalho, como para estudo e lazer.

Publicidade


Conforme o instituto, a análise dos dados possibilitou a revisão dos vetores das viagens dos ciclistas e a proposta da Rede Cicloviária de Londrina atual. Também foram utilizadas informações sobre contagens volumétricas de ciclistas e avaliação do nível de serviço dos segmentos de vias selecionados, análise estatística de acidentes, localização dos terminais de integração do transporte público coletivo, densidade populacional, uso do solo, identificação dos polos geradores de tráfego, topografia e disponibilidade de área pública nos canteiros centrais ou calçadas.


A partir das informações coletadas, uma proposta de rede cicloviária interconectada foi elaborada. Para atender toda a demanda da cidade, serão necessários 318,8 km de ciclovias e ciclofaixas.


Confira mais informações abaixo:

Ippul
Ippul


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo