Atualmente, Londrina tem 39,2 km de ciclovias e ciclofaixas distribuídos em 29 ruas e avenidas da cidade. Conforme a Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), deste total, 3,7 km estão em fase de execução.
Segundo o instituto, dois locais estão em fase de obras e, em outro local, as obras estão previstas para serem concluídas ainda este ano. No entanto, ainda não foram retomadas. Um desses locais é a Avenida Europa, na zona sul da cidade. A avenida vai receber uma ciclovia no canteiro central em toda a extensão da via. São 1.360m executados pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) como medida mitigadora de impacto de trânsito mediante Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
O outro local em fase de execução, é a Rua Tanganica, na zona norte de Londrina. A rua terá uma ciclofaixa com extensão de 1.970m. De acordo com o Ippul, o início da pré-marcação ocorreu no ano passado, e a execução está sendo realizada neste ano pela Companha de Trânsito e Urbanização (CMTU). Além desses dois locais, outro projeto da malha cicloviária pode ser executada ainda este ano. Com extensão de 5.790m, a obra na Avenida Saul Elkind teve início e deverá ser retomada em novo processo licitatório ainda este ano.
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Segundo pesquisa feita pelo Ippul, as vias mais utilizadas pelos ciclistas no município são Leste-Oeste, Dez de Dezembro, Juscelino Kubitschek, Higienópolis e Saul Elkind. A pesquisa começou em 2013 quando o instituto entrevistou 1,6 mil ciclistas de Londrina, tanto aqueles que utilizam a bicicleta como modo de transporte para circulação a trabalho, como para estudo e lazer.
Conforme o instituto, a análise dos dados possibilitou a revisão dos vetores das viagens dos ciclistas e a proposta da Rede Cicloviária de Londrina atual. Também foram utilizadas informações sobre contagens volumétricas de ciclistas e avaliação do nível de serviço dos segmentos de vias selecionados, análise estatística de acidentes, localização dos terminais de integração do transporte público coletivo, densidade populacional, uso do solo, identificação dos polos geradores de tráfego, topografia e disponibilidade de área pública nos canteiros centrais ou calçadas.
A partir das informações coletadas, uma proposta de rede cicloviária interconectada foi elaborada. Para atender toda a demanda da cidade, serão necessários 318,8 km de ciclovias e ciclofaixas.
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